Avião de patrulha dos EUA varou a pista e caiu em uma baía no Havaí

Um Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA varou a pista durante o pouso e parou em águas rasas de uma baía

Por Marcel Cardoso Publicado em 21/11/2023, às 09h55

Nove pessoas estavam a bordo e não se feriram - Reprodução/Redes Sociais

Um Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos Estados Unidos, varou a pista e parou na Baía de Kaneohe, no Havaí, na tarde de ontem (20), pelo horário local.

A informação foi confirmada pelo primeiro tenente Hailey Harms, porta-voz da Base do Corpo de Fuzileiros Navais do Havaí. A tentativa de pouso aconteceu por volta das 14h (21h em Brasília) e a aeronave (169561) parou em águas rasas. As nove pessoas que estavam a bordo não se feriram.

⚡🇺🇲 #Hawaii - (VIDEO) A P-8A “Poseidon” Anti-Submarine and Surveillance Aircraft is reported to have Overshot the Runway today at Marine Corps Air Station Kaneohe Bay on the Hawaiian Island of Oahu resulting in the Aircraft to Crash in the Ocean right off the end of the Runway. pic.twitter.com/rtbCdBEV0f

— X News Monitor (@xNewsMonitor) November 21, 2023

O avião é conhecido por ser versátil e sofisticado. Ele atende demandas de vigilância marítima e reconhecimento. Baseado no Boeing 737-800ERX, este avião de patrulha marítima é equipado com tecnologia de última geração, incluindo sistemas de radar avançados, sensores eletro-ópticos e capacidades de guerra eletrônica. 

Com uma fuselagem alongada, o P-8A oferece uma plataforma ideal para missões de longa duração, permitindo monitoramento eficiente de vastas áreas oceânicas. Além de suas capacidades de vigilância, o Poseidon pode ser empregado em diversas funções, desde operações de busca e salvamento até missões de combate de superfície. 

Boeing Marinha EUA Acidente Incidente havaí P-8A Poseidon baía Kaneohe águas rasas

Leia também

Nova Zelândia recebe seu último P-8 Poseidon
Canadá demonstra interesse na compra do Boeing P-8 Poseidon