Avião de passageiros se envolve em incidente grave pela quarta vez

Avião de registro 9S-AMG saiu da pista durante o pouso na África. É o quatro incidente grave desta aeronave

Marcel Cardoso Publicado em 06/04/2022, às 12h05

Nova ocorrência foi registrada na República Democrática do Congo - Ramès Nkulu Mwenze/Via Twitter

Um Embraer ERJ-145LR da Mwant Jet saiu da pista durante o pouso em Kolwezi (KWZ), na República Democrática do Congo, nesta quarta-feira (6).

A aeronave de registro 9S-AMG cumpria voo doméstico procedente da localidade de Lumbabashi (FBM). O número de passageiros a bordo não foi informado, mas, segundo autoridades locais, não houve feridos.

Este avião já se envolveu em três incidentes ao longo de seus 20 anos de operação, dois deles à serviço da Swiss International Air Lines (HB-JAU). Em novembro de 2003, após decolar de Zurique (ZRH), na Suíça, uma densa fumaça tomou conta da cabine, fazendo com que o voo para Hannover (HAJ) tivesse que retornar em emergência. 

Em julho de 2005, a mesma aeronave pousou em alta velocidade em Nuremberg (NUE), na Alemanha, após passar por uma área de turbulência e de granizo em voo procedente também de ZRH. A tripulação tentou acessar uma taxiway, mas a aeronave rodou e saiu parcialmente da pista.

Em janeiro de 2018, o Embraer, já com registro C-CISK da Eastern Airways, foi danificado por um Boeing 737 privado (9H-BBJ), enquanto estava estacionado no aeroporto de Bristol (BRS), no Reino Unido. 

Em todos os casos, não houve feridos.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer África Incidente Congo

Leia também

Exército Brasileiro assina contrato de aquisição de moderno radar da Embraer
O Embraer E-Jet E2 e o Airbus A220 frente a frente