Avião de registro 9S-AMG saiu da pista durante o pouso na África. É o quatro incidente grave desta aeronave
Marcel Cardoso Publicado em 06/04/2022, às 12h05
Um Embraer ERJ-145LR da Mwant Jet saiu da pista durante o pouso em Kolwezi (KWZ), na República Democrática do Congo, nesta quarta-feira (6).
A aeronave de registro 9S-AMG cumpria voo doméstico procedente da localidade de Lumbabashi (FBM). O número de passageiros a bordo não foi informado, mas, segundo autoridades locais, não houve feridos.
Este avião já se envolveu em três incidentes ao longo de seus 20 anos de operação, dois deles à serviço da Swiss International Air Lines (HB-JAU). Em novembro de 2003, após decolar de Zurique (ZRH), na Suíça, uma densa fumaça tomou conta da cabine, fazendo com que o voo para Hannover (HAJ) tivesse que retornar em emergência.
Em julho de 2005, a mesma aeronave pousou em alta velocidade em Nuremberg (NUE), na Alemanha, após passar por uma área de turbulência e de granizo em voo procedente também de ZRH. A tripulação tentou acessar uma taxiway, mas a aeronave rodou e saiu parcialmente da pista.
Em janeiro de 2018, o Embraer, já com registro C-CISK da Eastern Airways, foi danificado por um Boeing 737 privado (9H-BBJ), enquanto estava estacionado no aeroporto de Bristol (BRS), no Reino Unido.
Em todos os casos, não houve feridos.