Avião de garimpeiros é destruído

Ação que teve avião destruído faz parte da Operação Yanomami, que visa ao combate à presença ilegal de garimpeiros em terras indígenas

Por André Magalhães Publicado em 13/04/2023, às 09h55

Ação foi coodernada com entre o IBAMA, PRF e FAB - FAB

Uma aeronave utilizada no transporte ilegal de garimpeiros e escoamento de minérios na terra indígena Yanomami foi destruída, nesta madrugada, por agentes do IBAMA e da Polícia Rodoviária Federal, que receberam apoio de um helicóptero da Força Aérea Brasileira.

Um helicóptero H-36 localizou o avião em uma pista de pouso clandestina, localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Boa Vista, em Roraima. Os militares utilizaram óculos de visão noturna (NVG, na sigla em inglês) para facilitar a localização e identificação em meio a mata.

"A destruição da aeronave dá continuidade às ações de combate ao tráfego aéreo ilegal. Os corredores aéreos nas terras indígenas Yanomami foram desativados no dia 06 de abril para impedir o tráfego de aeronaves não autorizadas na área", disse em nota a FAB

Este foi o segundo caso recente envolvendo a destruição de uma aeronave por meio de incêncio controlado. Desde o começo do ano, ocorre a Operação Yanomami, que além do combate ao garimpo ilegal, presta apoio humanitário aos indígenas da região.

A destruição do avião ocorreu pela dificuldade e elevado custo de remoção. A operação para apreender aeronaves utilizadas por garimpeiros e narcotraficantes é onerosa e de alto risco, em especial pela precariedade das aeronaves. Mas a maior parte dos casos dos aviões envolvidos em operações ilegais conta com péssimas condições de manutenção.

avião FAB Yanomami Operação Agentes Incêndio Roraima Garimpo Ilegal

Leia também

Operação Escudo Yanomami ganha reforço de grandes helicópteros
Operação Escudo Yanomami entrou na segunda fase