Filho de Donald Trump visita a Groenlândia em meio a discussões sobre a possível aquisição do território pelos EUA
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/01/2025, às 08h06
O Boeing 757-200 particular de Donald Trump, conhecido como Trump Force One, pousou na última terça-feira (7), no aeroporto internacional de Nuuk, na Groenlândia. A bordo, estava Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente eleito dos Estados Unidos.
A visita ocorreu após declarações de seu pai, sobre a possibilidade de os Estados Unidos adquirirem a Groenlândia, atual território autônomo pertencente à Dinamarca. Segundo Trump, os EUA deveriam possuir o território devido a sua localização estratégica. Ele havia afirmado antes que não reconhece a legitimidade da posse dinamarquesa. A região é considerada de interesse geopolítico para diversas nações.
Donald Trump Jr. viajou ao território como cidadão comum, segundo as autoridades locais, sem caráter oficial. Representantes do governo da Groenlândia não agendaram reuniões com ele. A visita de Trump Jr., de acordo com a AP News, deve durar um dia, com o objetivo de gravar conteúdo em vídeo para podcasts.
🇺🇸🇬🇱 | Donald Trump Jr. landed in Nuuk to discuss the possibility of the US buying Greenland
— GENCO (@gencostocks) January 7, 2025
To most, this idea sounds absurd. What's the point?
It's actually incredibly strategic & I believe I've pinpointed why this is likely to happen...🧵pic.twitter.com/QH4YC3gjuS
Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca, reagiu dizendo que qualquer decisão sobre o futuro da Groenlândia caberá aos próprios groenlandeses. Já Múte Egede, primeiro-ministro local, defendeu, em um discurso de ano novo, a necessidade de independência do território. Ele também disse anteriormente que a Groenlândia não tem interesse em integrar os Estados Unidos.