Avião da Southwest faz pouso de emergência após incêndio em motor

Voo com destino ao México retornou ao Aeroporto Hobby; passageiros foram evacuados com segurança e FAA investiga o incidente.

Por Gabriel Benevides Publicado em 17/04/2025, às 19h15

Tripulação evacuou os 134 passageiros em segurança - Southwest

Um voo da Southwest Airlines, com destino a Cabo San Lucas, no México, precisou retornar ao Aeroporto William P. Hobby, em Houston (EUA), na manhã desta quinta-feira (17), após um incêndio em um dos motores da aeronave.

A tripulação realizou um pouso de emergência e evacuou os 134 passageiros com segurança, sem registro de feridos. Os escorregadores de emergência foram acionados, e equipes do Corpo de Bombeiros de Houston controlaram rapidamente o foco de fogo no motor e contiveram um princípio de incêndio na vegetação próxima à pista.

Southwest Airlines flight evacuated after making an emergency landing at Houston's Hobby Airport.

The Houston Fire Department said that at about 11:15 a.m., the plane departing from Hobby was returning due to a reported engine fire. Firefighters were able to extinguish the fire,… pic.twitter.com/Z3F962PBLY

— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) April 17, 2025

A agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) abriu uma investigação para apurar as causas do incidente. Relatos preliminares indicam que o fogo começou em um dos motores pouco após a decolagem, mas as causas exatas ainda não foram confirmadas.

O caso ocorre em meio a um período de atenção crescente à segurança aérea nos Estados Unidos, após uma série de eventos envolvendo falhas técnicas e situações de risco nos últimos meses. Ainda assim, autoridades reiteram que a aviação continua sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo.

As operações no Aeroporto William P. Hobby foram minimamente impactadas, com apenas alguns voos atrasados. Segundo a administração do terminal, as atividades foram rapidamente normalizadas após a evacuação, e medidas adicionais de segurança estão sendo avaliadas em conjunto com as autoridades federais.

Estados Unidos aviação comercial Incidente Companhias Aéreas Houston Southwest Airlines incidente aéreo evacuação de emergência FAA Segurança aérea Aeroporto Hobby

Leia também

Mulher nua causa atraso em voo da Southwest
Carenagem de motor do Boeing 737 se soltou em voo