Avião da Red Bull cai durante acrobacia arriscada

Pilotos tentavam troca de aviões em pleno voo, mas houve uma falha em um deles

Marcel Cardoso Publicado em 25/04/2022, às 06h15

FAA havia negado este tipo de voo por não ser de interesse público - Reprodução/Autor desconhecido

Um dos dois Cessna 182G Skylane (N3694U) que estavam em operação pela Red Bull entrou em uma espiral invertida e caiu em uma localidade do Deserto do Arizona, nos Estados Unidos, na noite de domingo (25), após os pilotos tentarem efetuar uma acrobacia arriscada.

Luke Aikins e Andy Farrington estavam tentando fazer a primeira ‘troca de aviões’ em voo, cerca de uma hora após a decolagem do aeródromo de Eloy. A 12.100 pés (3.688 metros), ambos saltaram de paraquedas com os sistemas de freios das respectivas aeronaves ligados para tentarem efetuar a troca, porém, a aeronave que Andy acabara de entrar ficou fora de controle. Ele acionou um paraquedas reserva disponível no Cessna e pulou do avião antes que este caísse em uma área remota. Ninguém ficou ferido. 

Em nota, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) disse que havia negado um pedido da Red Bull para isentá-la de um dos seus regulamentos para a operação segura de aeronaves para que a acrobacia pudesse ser feita, alegando que permitir o evento não era de interesse público e que tal procedimento afetaria a segurança.

O N3694U estava em operação há quase sessenta anos. O caso está sob investigação.

aeronave notícias de aviação avião aviação Acidente Pilotos Red Bull acrobacia

Leia também

Novo avião turbo-hélice da Cessna é certificado nos Estados Unidos
Textron entregou o Cessna Citation de número 8.000