Acidente com o A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça ocorreu durante treinamento e ocupantes foram resgatados
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 27/04/2022, às 17h00
Um A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu na tarde de hoje (27) durante um translado. O acidente ocorreu na área de instrução da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo.
Segundo relatos, os dois ocupantes do avião ejetaram em segurança e foram resgatados por um helicóptero da própria força aérea que estava de prontidão.
Embora conte com elevado padrão de segurança operacional, a atividade de demonstração aérea envolve uma série de riscos, que são conhecidos pelos aviadores e equipes da própria Esquadrilha da Fumaça. O último acidente com o esquadrão ocorreu em 2013, quando a queda do A-29 vitimou seus dois ocupantes. Em abril de 2010, um T-27 Tucano sofreu um acidente fatal em Lajes, em Santa Catarina, durante uma exibição aérea.
Em nota oficial o Comando da Aeronáutica afirmou que os ocupantes foram resgatados e passam bem.
Leia abaixo a nota na íntegra do Comando da Aeronáutica:
O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira (27/04), por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.
Brasília, 27 de abril de 2022.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
NOTA DA REDAÇÃO: Esse texto poderá ser atualizado ao longo das próximas horas