Avião chinês C919 terá sua produção anual ampliada

O C919, fabricado pela estatal chinesa Comac, terá sua produção anual ampliada para cinquenta unidades

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/01/2025, às 08h48

O modelo acumula mais de 1.000 pedidos, majoritariamente de companhias aéreas chinesas - Divulgação

O fabricante estatal chinês Comac anunciou na última sexta-feira (17), planos para aumentar a capacidade de produção do modelo de corredor único C919 para cinquenta unidades anuais este ano.

O avião é o primeiro desenvolvido de forma independente pela China, atendendo aos padrões internacionais de aeronavegabilidade e com direitos de propriedade intelectual próprios. Ele possui capacidade para 158 a 192 passageiros e um alcance de 4.075 a 5.555 quilômetros.

O intuito da Comac é de expandir sua presença no mercado global de aviação, tradicionalmente dominado por Airbus e Boeing. Atualmente, o C919 acumula mais de 1.000 pedidos, incluindo grandes encomendas de companhias chinesas como Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines, cada uma adquirindo cem unidades.

Em dezembro, o modelo transportou mais de um milhão de passageiros. Para 2025, espera-se que o fabricante realize avanços na gestão pós-certificação e na certificação de aeronavegabilidade dos modelos C919 e C909, além do desenvolvimento do C929, um avião de fuselagem larga.

De acordo com Shen Bo, vice-gerente geral da Comac, o projeto está na fase inicial de design e seleção de fornecedores, com previsão de avanço para a etapa de design detalhado.

Airbus Boeing Air China aviação comercial C919 Comac China Eastern Airlines Aeronavegabilidade China Southern Airlines mercado de aviação C929 mercado global de aviação produção de aeronaves

Leia também

Vietnã avalia comprar aviões chineses da COMAC
Avião chinês já transportou 1 milhão de passageiros