Depois de dez anos de planejamento, o novo avião anfíbio AG600 teve sua produção em série iniciada
Por Marcel Cardoso Publicado em 05/07/2024, às 08h27
A Aviation Industry Corporation of China anunciou, na última segunda-feira (1), o início da produção em série de seu novo avião anfíbio AG600, depois de dez anos de desenvolvimento.
O modelo foi projetado para uma série de missões, como combate a incêndios aéreos e busca e salvamento marítimo. Os primeiros testes começaram em terra em 2017, seguidos por testes sobre a água, três anos depois. Os testes aéreos de combate a incêndios com a versão AG600M da aeronave foram concluídos em julho de 2023 e os testes de voo noturno em maio deste ano.
China's indigenous amphibian aircraft AG600, the first under mass-production, has delivered the large nose section and components.
— FL360aero (@fl360aero) July 1, 2024
According to the Aviation Industry Corporation of China (AVIC) on 1st July, the delivery of the large nose parts of the first Chinese domestically… pic.twitter.com/RABeJHmEu2
O programa de hidroaviões chineses está se materializando em paralelo com as tensões com países vizinhos, como Taiwan, e de várias ilhas e atóis no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental, com o intuito de aumentar a soberania de Pequim sobre estas regiões.
A certificação de tipo está prevista para ser obtida até dezembro.