Avião anfíbio chinês teve produção iniciada

Depois de dez anos de planejamento, o novo avião anfíbio AG600 teve sua produção em série iniciada

Por Marcel Cardoso Publicado em 05/07/2024, às 08h27

A aeronave foi projetada para uma série de missões, como combate a incêndios aéreos e busca e salvamento marítimo - AVIC

A Aviation Industry Corporation of China anunciou, na última segunda-feira (1), o início da produção em série de seu novo avião anfíbio AG600, depois de dez anos de desenvolvimento.

O modelo foi projetado para uma série de missões, como combate a incêndios aéreos e busca e salvamento marítimo. Os primeiros testes começaram em terra em 2017, seguidos por testes sobre a água, três anos depois. Os testes aéreos de combate a incêndios com a versão AG600M da aeronave foram concluídos em julho de 2023 e os testes de voo noturno em maio deste ano.

China's indigenous amphibian aircraft AG600, the first under mass-production, has delivered the large nose section and components.

According to the Aviation Industry Corporation of China (AVIC) on 1st July, the delivery of the large nose parts of the first Chinese domestically… pic.twitter.com/RABeJHmEu2

— FL360aero (@fl360aero) July 1, 2024

O programa de hidroaviões chineses está se materializando em paralelo com as tensões com países vizinhos, como Taiwan, e de várias ilhas e atóis no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental, com o intuito de aumentar a soberania de Pequim sobre estas regiões.

A certificação de tipo está prevista para ser obtida até dezembro. 

China AVIC AG600 hidroavião avião anfíbio Aviation Industry Corporation of China

Leia também

Novo hidroavião elétrico recebeu 50 pedidos da Índia
80 anos depois, avião militar é encontrado no litoral do Nordeste