Avianca anuncia mudança na presidência

A Avianca anunciou Gabriel Oliva como o novo presidente a partir do próximo ano

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/11/2025, às 09h30

A criação do cargo de Presidente visa garantir uma transição contínua após a saída de Frederico Pedreira do cargo de CEO - Guilherme Amâncio

A Avianca anunciou nesta quarta-feira (12) que o CEO Frederico Pedreira deixará o cargo em 28 de fevereiro de 2026, após cinco anos no comando da companhia. Para a nova fase de gestão, o Conselho de Administração aprovou a criação do cargo de Presidente, que será assumido pelo atual COO, Gabriel Oliva.

Sob a gestão de Frederico Pedreira, a Avianca passou por um amplo processo de reestruturação iniciado em 2021, ampliou sua malha para mais de 160 rotas e oitenta destinos e superou 38 milhões de passageiros transportados em 2024. O executivo permanece no cargo até 28 de fevereiro de 2026, quando será concluída a transição.

Dentro do Grupo Abra, a sucessão é tratada como parte de um plano contínuo de fortalecimento da liderança. Para o CEO Adrian Neuhauser, a Avianca inicia uma nova fase apoiada em bases operacionais sólidas, com prioridade para desempenho e qualidade de serviço.

Com mais de vinte anos de experiência executiva, sendo quatorze na aviação, Gabriel Oliva assumirá a nova presidência após atuação como COO, cargo em que liderou avanços em segurança operacional, eficiência e experiência do cliente. A nova função concentrará esforços na integração de operações e na expansão regional dentro da estratégia do Grupo Abra.

No mercado brasileiro, a Avianca mantém voos regulares de Bogotá para São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Manaus e Belém, totalizando quase cinquenta frequências semanais.

aviação comercial América Latina Avianca Grupo Abra Frederico Pedreira liderança corporativa CEO Avianca Gabriel Oliva presidente Avianca sucessão executiva

Leia também

Controladora da Gol compra participação majoritária na SKY Airline
avianca já está voando de Bogotá para Belém