Avianca suspende vendas de passagens por 10 dias

A avianca suspenderá os voos de mais de 70% de sua frota dos A320 após orientação urgente da Airbus para atualização de software

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/11/2025, às 20h03

Suspensão de grande parte das operações irá até 8 de dezembro - Divulgação

A avianca terá parte significativa de sua operação impactada nos próximos dias após a Airbus determinar uma atualização imediata de software em aeronaves da família A320, nesta sexta-feira (28), e suspendeu venda de passagens aéreas até o dia 8 de dezembro.

De acordo com a Avianca, mais de 70% de sua frota está abrangida pela medida, afetando também os voos regulares de Bogotá para São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Manaus e Belém. 

A orientação envolve a imobilização das unidades afetadas ao chegarem às bases de manutenção, com aplicação obrigatória do pacote corretivo antes do retorno às operações. Segundo nota, a decisão busca preservar a previsibilidade da malha e ampliar a capacidade de reacomodação de passageiros em voos disponíveis.

A companhia disse que informará diretamente todos os viajantes afetados, apresentando alternativas para ajustes nos planos de viagem durante o período de restrições e que a segurança das operações, dos passageiros e das equipes segue como prioridade e que as modificações exigidas pela Airbus serão concluídas com a maior celeridade possível, com o objetivo de restabelecer a normalidade da malha e reduzir as interrupções no serviço.

Airbus aviação comercial A320 Avianca manutenção aeronáutica Operação Aérea Reacomodação de passageiros frota imobilizada suspensão de vendas atualização de software

Leia também

Falha sensível no A320 leva Airbus a emitir alerta global de segurança
Avianca anuncia mudança na presidência