Demanda por voos domésticos é a menor em duas décadas e próxima de valores dos anos 1990
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/09/2020, às 17h30 - Atualizado às 20h03
Total de voos em setembro será 40% inferior ao registrado em março, antes da pandemia
Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mostra que a oferta de voos domésticos, na última semana de setembro, deverá alcançar uma média diária de 980 operações.
O estudo foi baseado em dados da Anac, que demonstra um total de voos ligeiramente superior aos 40% da quantidade prevista antes do início da pandemia do novo coronavírus, em 2 de março, quando havia em média 2,4 mil voos diários.
O último levantamento realizado pela Abear mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), permanece no menor nível em duas décadas, com julho apresentando uma redução de 78,9% na comparação anual. A oferta, calculada em assentos quilômetros ofertados (ASK), por sua vez, teve retração de 76,3%.
Os valores são próximos ao existente no Brasil em meados da década de 1990, mostrando o forte impacto da pandemia no transporte aéreo nacional. Atualmente os voos regulares atendem 95 aeroportos em todo o país, ante os 152 terminais com operações regulares em março deste ano.