Avantto promoveu seminário sobre segurança aérea

O seminário promovido pela Avantto contou com a participação dos principais players do setor

Por Marcel Cardoso Publicado em 30/11/2023, às 16h11

Profissionais do setor discutiram boas práticas para colaboradores e parceiros-chave da indústria - Divulgação

Na última semana, a Avantto, empresa do setor de compartilhamento de aviões, promoveu dois dias de um seminário sobre segurança aérea em São Paulo.

O evento contou com a presença de cerca de 100 profissionais do setor, como pilotos e técnicos de segurança, e teve o objetivo de trazer conhecimento de boas práticas para colaboradores e  parceiros-chave da indústria.

Thiago Barros, engenheiro aeronáutico da Embraer, falou das boas práticas de voo e da importância da distância do pouso operacional, (LDTA), que é uma reavaliação do desempenho de pouso no momento de chegada da aeronave ao seu destino e foi criada a partir de mudanças no ambiente e nos procedimentos. 

Foto: Divulgação.

 

O capitão Tárik Teixeira, piloto do Grupo Águia da Polícia Militar de São Paulo, falou sobre o gerenciamento de risco em áreas não cadastradas, ou restritas, como quadras ou rodovias, e a importância de serem valorizados os precedentes de acidentes que tenham acontecido anteriormente e como isso pode evitar os principais riscos atrelados à operação.

Guilherme Costa, controlador de tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas (CGH), explicou como funciona a sua rotina operacional, além de ter apresentado dicas que buscam auxiliar os pilotos a fortalecerem a segurança, como a importância de respeitar as orientações fornecidas, como esperar a linha de posição de espera antes da decolagem e de diminuir a velocidade ao chegar no aeroporto.

Por fim, Walter Chagas, integrante do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), mostrou a importância de prevenir a excursão de pista e alertou a importância do voo ser planejado sem pressa e com extrema atenção, a fim de serem avaliados todos os aspectos que podem acarretar as saídas de pista. 

Embraer Congonhas São Paulo Universidade Avantto Polícia Militar segurança aérea seminário SERIPA Anhembi Morumbi

Leia também

Avantto celebra 10 anos da certificação IS-BAO
Anac concedeu certificação Rbac-91K à Avantto