Retrofit permitirá integrar autothrottle nos King Air B200 e B300 equipados com a suíte Garmin G1000 e NXi
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 04/01/2023, às 15h45
A administração de aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) aprovou a certificação suplementar de tipo (STC) para o sistema ThrustSense Autothrottle na família King Air B200 e B300 equipados com as suítes Garmin 1000 e NXi.
O sistema desenvolvido pela Innovative Solutions & Support (IS&S) abrange regime completo, desde a decolagem até as fases de subida, cruzeiro e pouso, incluindo arremetida.
O ThrustSense conta ainda com a proteção do FADEC, que evita excessos do motor, controlando automaticamente os níveis de potência apropriados e reduzindo significativamente a carga de trabalho do piloto.
“Com a ampla gama de capacidades de missão da aeronave, muitos operadores de aeronaves estão focados em aprimorar ainda mais a utilidade e o valor do King Air, reduzindo a carga de trabalho da tripulação em suas operações de voo”, explicou Tom Grunbeck, diretor de programas de autothrottle da IS&S.
Outra característica é a proteção contra VMCa (velocidade mínima de controle) quando em falha de um dos motores o avião ajusta, através do sistema LifeGuard, proporcionalmente a potência do motor remanescente para manter o controle direcional.
O ThrustSense é o primeiro, e por ora o único, autothrottle certificado para aeronaves Beechcraft King Air B200 e B300 e é equipamento padrão nos modelos de produção King Air 260 e 360. Atualmente o dispositivo é certificado em quarenta países diferentes e em mais de dezenove configurações de aeronaves, sendo instalado em mais de 200 turboélices da família Beechcraft King Air.
“Estamos vendo a aceitação e o crescimento contínuos da segurança e do desempenho do ThrustSense pelos operadores da King Air em todo o mundo”, disse. Grubeck.