A certificação permite que o autothrottle seja integrado aos HondaJet Elite II em produção
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/11/2024, às 08h52
A Honda Aircraft Company anunciou na última semana, que o HondaJet Elite II se tornou o primeiro avião jato leve bimotor de produção em série equipado com sistema de autothrottle, após certificação emitida pela agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA.
Com a aprovação, o fabricante está autorizado a integrar a funcionalidade em suas aeronaves de produção. O sistema de autothrottle automatiza o controle de velocidade e potência do motor durante o voo. Uma vez configurados os parâmetros de voo e ativado o autothrottle, o sistema de aviônicos Garmin G3000 do HondaJet assume o controle do acelerador.
“Acreditamos que a adição dessa funcionalidade ao HondaJet Elite II oferecerá aos clientes uma nova forma de experimentar a alegria de voar, em consonância com os princípios da Honda como desenvolvedora de soluções de mobilidade", disse Hideto Yamasaki, Presidente e CEO da Honda Aircraft Company.
O sistema utiliza dados de sensores para monitorar e ajustar a potência dos motores, mantendo a velocidade da aeronave conforme o planejado e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Essa tecnologia também contribui para o conforto dos passageiros, ao garantir maior estabilidade. Os pilotos podem utilizar o sistema em diferentes fases do voo, desde a decolagem até o pouso.