Autothrottle do HondaJet Elite II recebe certificado nos EUA

A certificação permite que o autothrottle seja integrado aos HondaJet Elite II em produção

Por Marcel Cardoso Publicado em 04/11/2024, às 08h52

HondaJet Elite II - Divulgação

A Honda Aircraft Company anunciou na última semana, que o HondaJet Elite II se tornou o primeiro avião jato leve bimotor de produção em série equipado com sistema de autothrottle, após certificação emitida pela agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA.

Com a aprovação, o fabricante está autorizado a integrar a funcionalidade em suas aeronaves de produção. O sistema de autothrottle automatiza o controle de velocidade e potência do motor durante o voo. Uma vez configurados os parâmetros de voo e ativado o autothrottle, o sistema de aviônicos Garmin G3000 do HondaJet assume o controle do acelerador.

Acreditamos que a adição dessa funcionalidade ao HondaJet Elite II oferecerá aos clientes uma nova forma de experimentar a alegria de voar, em consonância com os princípios da Honda como desenvolvedora de soluções de mobilidade", disse Hideto Yamasaki, Presidente e CEO da Honda Aircraft Company.


O sistema utiliza dados de sensores para monitorar e ajustar a potência dos motores, mantendo a velocidade da aeronave conforme o planejado e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Essa tecnologia também contribui para o conforto dos passageiros, ao garantir maior estabilidade. Os pilotos podem utilizar o sistema em diferentes fases do voo, desde a decolagem até o pouso. 

FAA aviação executiva autothrottle HondaJet Elite II avião VLJ Garmin G3000 jato leve Honda Aircraft Company automação de cockpit

Leia também

HondaJet Echelon obteve 30 cartas de intenção de compra no Brasil
Voamos no HondaJet o arrojado e veloz jato de negócios da Honda