Austrália recebe mais quatro caças F-35 Lightning II

Frota atual da força aérea da Austrália passa para 54 unidade do F-35A, com um total previsto para 72 caças

Por André Magalhães Publicado em 27/09/2022, às 16h05

Na região, além da Austrália, apenas o Japão, Coreia do Sul e EUA, operam o caça de quinta geração - RAAF

A Real Força Aérea da Austrália (Raaf, na sigla em inglês) recebeu mais quatro caças F-35 Lightning II entre os dias 30 de agosto a 2 de setembro. Os aviões pousaram na base aérea de Williamtown, na costa leste do país.

Com a chegada do aviões, a Raaf passa contar com uma frota com 54 unidades do caça de quinta geração, de um total de 72 previstos.

"Estas quatro aeronaves representam um quarto da capacidade de um esquadrão de caças. A Austrália agora tem três quartos de seus F-35As em casa”, disse o Tim Ireland, comandante do Esquadrão 77.

Os F-35 australianos partiram da base aérea de Luke, no Arizona e fizeram escalas na base aérea de Hickam, no Havaí, e na base de Andersen, na Ilha de Guam. Além disso, a viagem teve apoio logístico de uma avião-tanque KC-30A e de um cargueiro C-17 Globemaster III, ambos da Raaf.

A compra do governo australiano do caça de quinta geração reforça a posição na defesa da região, principalmente da China, que faz constates exercícios militares no Indo-Pacífico e é vista como uma ameaça a soberania e interesses australianos na região.

aviação China Caça F-35A A330 MRTT Austrália Militar C-17 Globemaster III RAAF KC-30A

Leia também

Caça realiza rasante entre prédios na Austrália
Cerca de 100 aeronaves participarão de exercício militar na Austrália