ATR faz primeiro voo regional com combustível sustentável

Feito histórico da ATR permitiu que um voo regional usasse 100% de combustível sustentável

Marcel Cardoso Publicado em 21/06/2022, às 12h15

Voo de pouco mais de hora partiu do litoral da Suécia para Estocolmo - ATR/Divulgação

A ATR em parceria com a companhia aérea sueca Braathens Regional Airlines e a Neste, fornecedora de combustível de aviação sustentável, realizaram o primeiro voo de teste com um avião abastecido 100% SAF.

O voo histórico decolou hoje (21) de Malmo (MMX), uma cidade costeira no sul da Suécia, para o aeroporto de Bromma (BMA), em Estocolmo. O voo teve duração de uma hora e 20 minutos foi conduzido pelo piloto-chefe do fabricante, Cyril Cizabuiroz, pelo co-piloto, Jean-Pierre Marre, e pelo mecânico de testes de voo, Pascal Daussin.

Hoje é um dia histórico para a aviação. Após mais de um século de voos comerciais movidos a querosene, estamos no início de uma nova era. Nos últimos meses, realizamos uma série de voos bem-sucedidos com combustível sustentável em um motor. Decidimos agora que era hora de realizar o primeiro voo de teste com 100% SAF em ambos os motores”, disse Stefano Bortoni, CEO da ATR. “O voo representa um verdadeiro marco para toda a indústria da aviação, pois mostra que essa tecnologia funciona e pode ser prontamente adotada por muitos em nossa indústria para acelerar a transição para a aviação de baixa emissão”.

O feito faz parte do processo de certificação 100% sustentável de combustível de aviação (SAF) das aeronaves do fabricante europeu, que começou em setembro de 2021 e deve ser concluído até 2025, além de ser o mais recente em uma série de testes de solo e voo no protótipo do ATR 72-600, realizados no início do ano, incluindo o realizado com um dos motores movidos a SAF.

Como uma companhia aérea doméstica sueca líder, nosso foco em sustentabilidade começou muito antes de qualquer outra companhia aérea, e esse marco é um dos principais pilares e representa uma inovação real para o setor. Provou que um voo 100% SAF é a opção mais imediata e eficaz que temos para reduzir as emissões de CO2 e avançar mais rapidamente para uma indústria descarbonizada”, de acordo com o presidente da Braathens Regional Airlines, Per G Braathen.

A ATR informou que os resultados serão analisados ​​e divulgados posteriormente.

aeronave notícias de aviação avião aviação Voo SAF ATR sustentável

Leia também

ATR quer aumentar oportunidades no mercado japonês
ATR divulga planos para nova geração de aviões híbridos