Nova geração de aviões da ATR, batizada de 'EVO', deve ser lançada em 2023
Marcel Cardoso Publicado em 18/05/2022, às 08h45
A ATR divulgou, nesta quarta-feira (18), os seus planos para a próxima geração da família de aeronaves regionais até 2030, o ATR 'EVO'.
O plano prevê recursos avançados de design e uma nova usina com capacidade híbrida para oferecer aos clientes a próxima geração de aeronaves do fabricante. Ela irá englobar tecnologias para possibilitar melhorias significativas no desempenho, na economia e na sustentabilidade.
Incorporando um novo design ecológico que inclui novas hélices e cabine e sistemas aprimorados, ele continuará sendo um turbo-hélice bimotor que pode ser alimentado por 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).
"Quando entrar no mercado, o novo ATR 'EVO' abrirá caminho para um futuro descarbonizado para a aviação. Os principais benefícios incluem uma melhoria global de combustível de 20% e compatibilidade 100% com SAF. Isso significa que a aeronave emitirá mais de 50% menos CO2 do que um jato regional quando alimentado por querosene. Ao usar 100% SAF, suas emissões serão próximas de zero”, segundo o CEO da ATR, Stefano Bortoli.
O fabricante informou que, nos próximos meses, irá trabalhará com companhias aéreas, fabricantes de motores e provedores de sistemas, com o objetivo de lançar o programa até 2023.