Ativistas climáticos invadiram aeroporto da Alemanha

Ativistas climáticos foram presos após invadirem e bloquearem uma das taxiways do aeroporto de Munique, na Alemanha

Por Micael Rocha Publicado em 20/05/2024, às 09h34

Ao menos 74 voos foram impactados com o fechamento do aeroporto para a remoção dos protestantes -

Um grupo de ativistas climáticos foi preso no último sábado (18), após invadir a área de manobras e sentar em uma das taxiways do aeroporto internacional de Munique, na Alemanha.

O grupo protestava contra a suposta inação do governo alemão em relação aos impactos ambientais do transporte aéreo. Para o protesto os invasores conseguiram cortar uma das grades de segurança do aeroporto e se colaram no chão usando uma supercola.

Este protesto soma-se a inúmeros outros que o grupo Last Generation tem realizado ao longo dos últimos anos. Desde o ano passado, em pelo menos duas ocasiões, aeroportos da Alemanha tiveram as operações paralisadas devido às ações do grupo.

A equipe do aeroporto de Munique necessitou da ajuda dos bombeiros para remover os manifestantes da taxiway onde estavam fixados ao pavimento. Como resultado, ao menos sessenta voos foram cancelados e outros catorze tiveram que alternar para aeroportos vizinhos. Os seis ativistas foram presos logo após serem removidos do chão.

Ralph Beisel, gerente geral da Associação Alemã de Aeroportos, disse que "invadir a área de segurança da aviação não é uma ofensa trivial. Mais de centenas de milhares de passageiros foram prejudicados, sendo impedidos de ter um voo descontraído e pontual em seu feriado de Pentecostes".

Alemanha Aeroporto Governo Munique transporte aéreo meio ambiente ativistas Last Generation supercola

Leia também

Maior feira de aviação da Europa ocorrerá em abril
Aeronave elétrica da Airbus foi apresentada na Alemanha