Assinado o novo contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

ANAC e Zurich Airport assinam contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, concluindo o primeiro processo de relicitação do Barsil

Por Wesley Lichmann Publicado em 13/09/2023, às 14h10

Pátio do aeroporto que atende a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Zurich Airport Internacional assinaram ontem (12), o contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que atende a capital Natal, no Rio Grande do Norte.

Com assinatura conclui-se o primeiro processo de relicitação do país, após leilão realizado no último mês de maio. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi arrematado por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo, e será administrado pela Zurich nos próximos 30 anos.

De acordo com as regras do certame, o acerto de contas para o pagamento da indenização à Inframerica, antiga concessionária do terminal, será realizada por ambas as partes.

O governo federal será responsável por quitar a diferença do valor ofertado pela nova gestão e a indenização a ser paga.

Além do principal terminal aéreo do Rio Grande do Norte, a Zurich é responsável pela administração direta dos aeroportos de Macaé, Vitória e Florianópolis, e possui participação em Confins, na grande Belo Horizonte.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro aeroporto concedido a iniciativa privada, em 2011.

A Inframerica iniciou a administração do aeroporto em 2012, com prazo de 28 anos para a concessão. O terminal tem capacidade atual para receber até 6 milhões de passageiros por ano.

 

Aeroportos passageiros Nordeste Concessão Anac Natal Zurich Airport Aeronaves NAT rio grande do norte Agência Nacional de Aviação Civil Administração Aeroporto São Gonçalo do Amarante

Leia também

Infraero pode participar de licitação de novo aeroporto na África
Aeroporto de Porto Seguro tem voos limitados, após determinação da ANAC