Argentina apresenta primeiro Embraer Tucano modernizado

Força Aérea Argentina apresentou o primeiro Tucano modernizado de sua frota

Martín Romero Publicado em 06/08/2022, às 14h19

O EMB-312 Tucano será atualizado para servir na vigilância das fronteiras argentinas - AERO Magazine/Martín Romero

Ontem (5), nas instalações da Base Militar da Força Aérea Argentina, localizada no aeroporto metropolitano Jorge Newbery (AEP), em Buenos Aires, foi apresentado o primeiro Embraer EMB-312 Tucano modernizado. Comandantes superiores das forças estiveram presentes na cerimônia, incluindo o General de Brigada Xavier Isaac e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, tenente-general Juan Martín Paleo.

Também em nome do governo federal, esteve presente o Ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana.

Processo de instalação dos novos sistemas de navegação e instrumentos de navegação. - Foto: Redimec


As modernizações realizadas na aeronave, com matrícula militar A-122, foram realizadas pela empresa Redimec. que ganhou a licitação para a realização da referida obra. Este projeto decorre da necessidade de manter as aeronaves da Força Aérea atualizadas, incluindo sistemas de navegação, comunicações e instrumentos de voo.

As tarefas realizadas pela Redimec começaram com o projeto 3D do cockpit, o fornecimento dos equipamentos a serem instalados, a fabricação dos novos painéis de instrumentos e peças estruturais, o desenvolvimento dos novos chicotes de cabos com marcação a laser, a conversão da iluminação para o voo NVG e a adaptação de alguns equipamentos legados para reincorporá-los à aeronave com seus sistemas renovados.

O método de trabalho previsto no contrato de licitação prevê que a primeira aeronave, a já entregue, será 100% modernizada pelo pessoal da Redimec em suas instalações, e as duas restantes serão modernizadas na Área de Material da Aeronáutica, localizada na cidade de Rio Cuarto, Córdoba.

Na Área de Materiais, a Redimec instruirá os mecânicos da Aeronáutica a realizar as atualizações de forma autônoma, com a Redimec fornecendo todos os equipamentos, sistemas e insumos necessários ao processo.

Layout do cockpit atualizado - Foto: Redimec

 

O contrato de trabalho no valor de US$ 1.691.100 (R$ 8,73 milhões) do referido montante foi estipulado preventivamente e com um prazo de execução que não deverá exceder oito meses. O trabalho a ser feito pela Redimec será:

A aeronave foi desmontada na frente para realizar trabalhos de modernização. - Foto Redimec


Até o momento, a aeronave A-122, que foi atualizada pela Redimec, já está em posse da Força Aérea, e a segunda aeronave já está em Río Cuarto com alto índice de progresso em sua modernização nas mãos da mesma força.

 

Argentina Embraer Força Aérea Tucano

Leia também

Embraer levará o jato mais vendido do mundo para a Labace
Voos diretos entre São Paulo e Bariloche serão mantidos