Arajet implementa tecnologia da IATA para reduzir turbulência em voos

Arajet é a primeira companhia aérea do Caribe a adotar a plataforma Turbulence Aware da IATA

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/07/2025, às 08h42

Plataforma Turbulence Aware fornece dados em tempo real sobre turbulência em rota - Guilherme Amâncio

A companhia aérea caribenha Arajet assinou um acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) para integrar a plataforma Turbulence Aware, sistema que fornece dados em tempo real sobre turbulência para melhorar a segurança e o conforto dos voos.

Com a adesão, a Arajet se torna a primeira companhia aérea do Caribe a utilizar a ferramenta, que coleta dados anônimos de voos das operadoras participantes. As informações são utilizadas por pilotos e despachantes para otimizar o planejamento de rotas e reduzir os impactos da turbulência durante as operações.

O acordo foi oficializado durante a Cúpula de Segurança Aérea e Operações de Voo da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), realizada na Cidade do México.

Segundo a IATA, cada nova companhia aérea que adere à plataforma contribui para ampliar a cobertura de dados, o que favorece a análise e resposta a turbulências na região.

Estamos satisfeitos que a Arajet tenha decidido participar do Turbulence Aware”, disse Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas. “Isso melhora as informações em tempo real que fornecemos às tripulações, ajudando-as a mitigar os efeitos da turbulência.”

A Arajet está presente também no Brasil, com um voo diário entre Punta Cana (PUJ), na República Dominicana, e São Paulo (GRU).

Iata segurança aérea Arajet tecnologia em aviação transporte aéreo América Latina turbulência em voos companhias aéreas do Caribe Turbulence Aware dados em tempo real ALTA 2025

Leia também

ALTA nomeia executivo da Arajet para Comitê de Segurança
Arajet irá recrutar pilotos em São Paulo e no Rio de Janeiro