Chanceler da Alemanha precisou cancelar uma visita a três países, depois que o Airbus A340 onde ela estava teve problemas técnicos
Por Marcel Cardoso Publicado em 15/08/2023, às 07h07
Depois de dois problemas técnicos consecutivos em um voo internacional, a aposentadoria dos dois Airbus A340-300 a serviço do governo do país europeu será antecipada para este mês.
Segundo o jornal Der Spiegel, Annalena Baerbock, Ministra das Relações Exteriores alemã, teve de cancelar sua visita a três países da Oceania, depois que uma destas aeronaves (16+01), com ela a bordo, fez uma escala em Abu Dhabi (AUH), nos Emirados Árabes.
BREAKING: Hier erklärt der Pilot des Airbus A340 der Flugbereitschaft der Bundeswehr Außenministerin Baerbock und ihrer Delegation, dass die Maschine wegen desselben Klappen-Problems Kerosin ablassen und erneut nach Abu Dhabi zurückkehren muss. @derspiegel pic.twitter.com/JNrYdassH6
— Christoph Schult (@schultchristoph) August 14, 2023
No fim da noite de domingo (13), pelo horário de Brasília, logo após a decolagem, os flaps não foram recolhidos totalmente, motivando o retorno após o despejo de combustível reservado para 14 horas de voo para a Austrália. Uma nova tentativa aconteceu na noite seguinte, mas o avião precisou voltar pouco mais de 20 minutos depois.
Segundo a Força Aérea da Alemanha, depois da primeira falha, o A340 fez um voo de teste durante a tarde, por cerca de 30 minutos, normalmente. Técnicos suspeitam que o problema esteja acontecendo quando o avião está sob carga total. A Lufthansa Technik, empresa também responsável pela manutenção, investigará o caso em conjunto com os militares.
Mit den #A350 stehen der Flugbereitschaft robuste und moderne Flugzeuge für die Langstrecken zur Verfügung.
— Team Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) August 15, 2023
Wir werden die beiden #A340 so schnell wie möglich, d.h. in den kommenden Wochen vorzeitig außer Dienst stellen.
Die beiden Airbus A340 sollten ursprünglich im September… pic.twitter.com/P7HP3APex1
A unidade de matrícula 16+02 seria baixada da frota em setembro e a de matrícula 16+01, a envolvida nos incidentes, até o fim de 2024. O transporte de delegações governamentais será feito pelos dois A350 VIP que chegaram ao país europeu nos últimos três anos.