Aposentadoria dos Airbus A340 da Alemanha será antecipada

Chanceler da Alemanha precisou cancelar uma visita a três países, depois que o Airbus A340 onde ela estava teve problemas técnicos

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/08/2023, às 07h07

- Força Aérea da Alemanha/Divulgação

Depois de dois problemas técnicos consecutivos em um voo internacional, a aposentadoria dos dois Airbus A340-300 a serviço do governo do país europeu será antecipada para este mês.

Segundo o jornal Der Spiegel, Annalena Baerbock, Ministra das Relações Exteriores alemã, teve de cancelar sua visita a três países da Oceania, depois que uma destas aeronaves (16+01), com ela a bordo, fez uma escala em Abu Dhabi (AUH), nos Emirados Árabes.

BREAKING: Hier erklärt der Pilot des Airbus A340 der Flugbereitschaft der Bundeswehr Außenministerin Baerbock und ihrer Delegation, dass die Maschine wegen desselben Klappen-Problems Kerosin ablassen und erneut nach Abu Dhabi zurückkehren muss. @derspiegel pic.twitter.com/JNrYdassH6

— Christoph Schult (@schultchristoph) August 14, 2023

No fim da noite de domingo (13), pelo horário de Brasília, logo após a decolagem, os flaps não foram recolhidos totalmente, motivando o retorno após o despejo de combustível reservado para 14 horas de voo para a Austrália. Uma nova tentativa aconteceu na noite seguinte, mas o avião precisou voltar pouco mais de 20 minutos depois.

Segundo a Força Aérea da Alemanha, depois da primeira falha, o A340 fez um voo de teste durante a tarde, por cerca de 30 minutos, normalmente. Técnicos suspeitam que o problema esteja acontecendo quando o avião está sob carga total. A Lufthansa Technik, empresa também responsável pela manutenção, investigará o caso em conjunto com os militares.

Mit den #A350 stehen der Flugbereitschaft robuste und moderne Flugzeuge für die Langstrecken zur Verfügung.
Wir werden die beiden #A340 so schnell wie möglich, d.h. in den kommenden Wochen vorzeitig außer Dienst stellen.
Die beiden Airbus A340 sollten ursprünglich im September… pic.twitter.com/P7HP3APex1

— Team Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) August 15, 2023

A unidade de matrícula 16+02 seria baixada da frota em setembro e a de matrícula 16+01, a envolvida nos incidentes, até o fim de 2024. O transporte de delegações governamentais será feito pelos dois A350 VIP que chegaram ao país europeu nos últimos três anos. 

Alemanha Airbus A350 Austrália A340 Abu Dhabi aposentadoria flaps problemas Annalena Baerbock Relações Exteriores

Leia também

Airbus A340 completou 30 anos de operações
Governo alemão recebe segundo A350 VIP