Após acidente empresa chinesa volta a voar com o Boeing 737

Dois Boeing 737-800 da China Eastern Airlines voltaram a voar depois de quase um mês do acidente do voo MU5735

Marcel Cardoso Publicado em 17/04/2022, às 16h35

Frota inoperante do modelo, atualmente, é de mais de cem aeronaves - Boeing/Divulgação

Quase um mês depois de um acidente que matou 132 pessoas em um voo doméstico, o primeiro em mais de dez anos na China, a China Eastern Airlines voltou a operar voos comerciais com o Boeing 737-800, neste domingo (17).

Pelo menos duas das 108 aeronaves do modelo já estão transportando passageiros novamente. Segundo a imprensa especializada no exterior, elas podem estar sendo usadas em uma espécie de ‘teste’ para a companhia aérea, podendo significar uma retomada gradual de toda a frota paralisada.

A China Eastern Airlines não se manifestou oficialmente sobre a movimentação, porém, especula-se também que estas duas aeronaves possam ajudar a entender as motivações para o acidente do voo MU5735, ocorrido em 21 de março.

Enquanto isso, as investigações com as caixas pretas do avião acidentado estão sendo feitas por autoridades chinesas e norte-americanas. O gravador de voz, que grava o diálogo da tripulação e encontrado dois dias após a queda, foi enviado no início do mês para os Estados Unidos, sob responsabilidade do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (Ntsb), em Washington.

aeronave notícias de aviação avião aviação Boeing China China Eastern

Leia também

Caixa preta de avião que caiu na China é enviada para os Estados Unidos
Voo de companhia aérea chinesa pode se tornar o mais longo do mundo