Fim da produção do Bonanza e Baron é confirmado pela Textron

Clássicos que formaram gerações de pilotos deixam de ser produzidos enquanto a Textron redireciona investimentos para o Denali

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2025, às 09h24

Após quase oitenta anos de história o Bonanza dará espaço à nova estratégia industrial da Beechcraft - Textron Aviation

A Textron Aviation confirmou o fim da linha para o Beechcraft Baron G58 e Bonanza G36, dois dos maiores ícones da aviação geral. A produção será descontinuada assim que os pedidos já firmados forem concluídos.

A decisão marca o encerramento de uma era iniciada em meados do século passado e integra a reorganização estratégica do portfólio da Textron, que agora direciona investimentos para o novo turboélice monomotor Denali, futuro destaque da linha Beechcraft.

A Textron recorda que mais de 6.000 unidades do Baron e cerca de 18.000 exemplares do Bonanza foram entregues desde o início do programa. Em dezembro, o Bonanza completará oitenta anos de seu primeiro voo, enquanto o Baron completou 65 anos em fevereiro.

Foco em novos investimentos

Segundo a Textron Aviation, o encerramento da produção permitirá direcionar recursos para a chegada comercial do Beechcraft Denali e para a revisão do segmento de aeronaves a pistão dentro de sua estratégia de investimento.

Embora não tenha detalhado sobre o futuro da linha a pistão, nem mesmo planos para lançar uma nova família de aviões leves, disse que a análise de mercado permanece ativa e alinhada ao desenvolvimento de produtos de próxima geração.

turboélice aviação geral Textron Aviation avião a pistão Beechcraft Baron G58 mercado aeronáutico Beechcraft Denali portfólio Textron descontinuação Bonanza G36

Leia também

Textron Aviation nomeia nova CEO
Cessna Citation Longitude tem internet da Starlink