ANAC prorrogou prazo para implementação de novos diários de bordo eletrônico

Atendendo demanda de usuários, a ANAC estendeu o prazo de implementação para 2026

Por Micael Rocha Publicado em 21/05/2024, às 08h48

Reivindicações por parte dos operadores fizeram com que a agência estendesse o prazo final para adequação - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil anunciou ontem (20), a prorrogação do prazo para a implementação dos novos modelos do Diário de Bordo Eletrônico físico. A nova data limite é 1º de janeiro de 2026, conforme estipulado em portaria publicada em março.

A decisão de aumentar o prazo foi tomada após diversas reivindicações da comunidade aeronáutica, que solicitava mais tempo para adequação e enquadramento às novas regras. Segundo a ANAC, a extensão do prazo permitirá que todas as partes envolvidas se adaptem de forma adequada às novas exigências.

Um dos principais desafios apontados pela comunidade é a necessidade de adaptação em casos específicos, como aeronaves monopostas. Nesses casos, os incisos exigidos são aplicáveis apenas por questões operacionais, afetando diretamente os requisitos relativos aos demais membros da tripulação.

O Diário de Bordo Eletrônico (eDB) é um documento digital oficial e obrigatório para todas as operações aéreas. Ele substitui o antigo formato em papel, facilitando o compartilhamento de informações essenciais para a operação aérea e o controle de manutenção da aeronave. A implementação do eDB visa aumentar a segurança nas operações aéreas, em conformidade com as exigências dos manuais técnicos.

Anac Aviação Civil segurança aérea manutenção de aeronaves Diário de Bordo Eletrônico eDB Comunidade Aeronáutica

Leia também

Como escolher seu tablet?
Azul recebe certificação para EFB