ANAC participa de conferência de navegação aérea no Canadá

ANAC apresenta propostas durante conferência realizada na sede da ICAO, no Canadá

Por Micael Rocha Publicado em 02/09/2024, às 07h12

Evento realizado em Montreal discute melhorias no desempenho dos programas de sustentabilidade no setor aéreo - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil está participando da 14ª Conferência de Navegação Aérea na sede da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) em Montreal, no Canadá.

Iniciado na última semana e com término previsto para a próxima sexta-feira (6), o evento discute o desempenho dos programas de sustentabilidade no setor aéreo. O Brasil foi destacado ao assumir o posto de vice-chair na conferência, com a representação de Luiz Ricardo Nascimento,diretor da ANAC. 

Na primeira semana do evento, a autarquia apresentou dois documentos: um sobre os desafios regulatórios para tecnologias disruptivas na aviação e outro propondo crescimento sustentável com foco em diversidade, equidade e inclusão.

Além disso, foram apresentados dados sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul no transporte aéreo e debateu o desenvolvimento de requisitos para operações com aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL). Os temas discutidos serão utilizados na formulação de recomendações ao Conselho da ICAO, que devem ser submetidas à assembleia da entidade em 2025.

A ANAC realizou ainda reuniões com a Boeing para discutir combustíveis sustentáveis, além de encontros com a autoridade de aviação do Canadá, a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil e representantes do Chile sobre segurança operacional.

A delegação brasileira inclui outros membros da autarquia, como Mariana Altoé, diretora, e Roberto Honorato, superintendente.

Anac VTOL Montreal OACI segurança operacional aviação sustentável transporte aéreo no Brasil combustíveis sustentáveis Conferência de Navegação Aérea tecnologia disruptiva na aviação

Leia também

Anac divulga pesquisa com panorama dos aviões LSA no país
Judicialização no transporte aéreo: Seminário discutiu impactos e soluções