ANAC apresenta propostas durante conferência realizada na sede da ICAO, no Canadá
Por Micael Rocha Publicado em 02/09/2024, às 07h12
A Agência Nacional de Aviação Civil está participando da 14ª Conferência de Navegação Aérea na sede da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) em Montreal, no Canadá.
Iniciado na última semana e com término previsto para a próxima sexta-feira (6), o evento discute o desempenho dos programas de sustentabilidade no setor aéreo. O Brasil foi destacado ao assumir o posto de vice-chair na conferência, com a representação de Luiz Ricardo Nascimento,diretor da ANAC.
Na primeira semana do evento, a autarquia apresentou dois documentos: um sobre os desafios regulatórios para tecnologias disruptivas na aviação e outro propondo crescimento sustentável com foco em diversidade, equidade e inclusão.
Além disso, foram apresentados dados sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul no transporte aéreo e debateu o desenvolvimento de requisitos para operações com aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL). Os temas discutidos serão utilizados na formulação de recomendações ao Conselho da ICAO, que devem ser submetidas à assembleia da entidade em 2025.
A ANAC realizou ainda reuniões com a Boeing para discutir combustíveis sustentáveis, além de encontros com a autoridade de aviação do Canadá, a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil e representantes do Chile sobre segurança operacional.
A delegação brasileira inclui outros membros da autarquia, como Mariana Altoé, diretora, e Roberto Honorato, superintendente.