Operação conjunta da Anac e da Receita apreendeu aeronaves que seriam utilizadas em ações criminosas
Marcel Cardoso Publicado em 02/05/2022, às 07h55
Uma operação conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Receita Federal resultou na apreensão de oito aeronaves em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, na última quinta-feira (28).
Os aviões haviam sido importados sem a certificação de aeronavegabilidade para exportação do país de origem, portanto, não podendo ser regularizadas para voo no Brasil. Eles foram encontrados desmontados ou em serviço de desmontagem em um aeródromo, na sua maioria exibindo marcas de nacionalidade e matrícula norte-americanas. As unidades ainda estavam danificadas e fora de condições de voo, além de estarem sendo atendidas por pessoas e empresas sem certificação.
A equipe de fiscalização também identificou que as aeronaves, além de não possuírem aprovação para exportação, estavam também em situação irregular de registro nos Estados Unidos, além de terem histórico de acidentes aeronáuticos recentes, com o intuito de serem empregadas no transporte de drogas, de contrabando ou no garimpo ilegal.
O valor total da apreensão está avaliado em R$ 800 mil.