ANAC certificou primeira aeronave leve esportiva de quatro lugares

ANAC autorizou produção do RV-10 LSA pela empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica

Por Wesley Lichmann Publicado em 24/11/2023, às 16h50

Certificação segue normas estabelecidas pela American Society for Testing and Materials - ANAC

A empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica recebeu autorização da Angência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para produzir a aeronave RV-10 Light Sport Aircraft (LSA, na sigla em inglês), no Brasil.

Após uma minuciosa análise dos documentos e visitas técnicas, os reguladores brasileiros reconheceram o RV-10 LSA, como aeronave leve esportiva (ALE) especial. A decisão torna a Flyer a nona fabricante brasileira a receber o reconhecimento.

O RV-10 LSA é o primeiro da categoria com capacidade para até quatro passageiros, e faz parte de uma parceria firmada com a Vans Aircraft, dos Estados Unidos, empresa especializada na fabricação e fornecimento de kits de aeronaves. 

A aprovação foi possível depois de mudanças na regulamentação da categoria no Brasil, promovidas pela ANAC, em julho de 2022. A alteração que segue padrões internacionais, permite que aviões com até quatro assentos e peso máximo de decolagem de até 1.361kg utilizem normas consensuais estabelecidas pela American Society for Testing and Materials (ASTM).

A Flyer com sede em Sumaré, no interior de São Paulo, produziu mais 2.350 aeronaves, desde sua fundação em 1983, sendo a maior fabricante de aviões leves do país.

Anac Processo Certificação Produção aviação geral fabricante Agência Nacional de Aviação Civil Certificado empresa Reguladores aviação desportiva Aviação desportivo Aeronave leve Documentos

Leia também

Pilotos da ANAC poderão compor tripulação em voos da Azul
ANAC autoriza operação do Cessna SkyCourier no Brasil