ANAC certifica novos aviões italianos para operar no Brasil

Os aviões leves italianos BK 160-200 e BK 160TR da Blackshape receberam a certificação de tipo da ANAC para operar no Brasil

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 13/12/2023, às 13h33

- Blackshape

A ANAC emitiu o Certificado de Tipo para dois modelos aviões da italiana Blackshape S.p.A, o BK 160-200 e o BK 160TR. As aeronaves leves de alta performance foram certificadas no Brasil logo após a emissão do certificado pela autoridade de aviação europeia (EASA), em 2022.

O processo no Brasil ocorreu após a certificação primária europeia, através da co-validação entre as duas autoridades de aviação civil. Segundo o gerente do projeto, Hélio Tarquinio Júnior, a ANAC estabeleceu o nível de envolvimento dos seus especialistas, compatível com o nível de cooperação técnica com a EASA, dentro de procedimentos para certificação de aeronavegabilidade estabelecidos entre as duas autoridades.

A Blackshape tem sede em Apúlia, em Monopoli, na região de Puglia e se notabilizou na Europa por seus aviões experimentais e aeronaves leves certificadas de alto desempenho.

BK 160TR conta com a suíte de aviônicos Garmin G3X e piloto automático Garmin GFC500

Os BK 160-200 e BK 160TR são construídos sobre uma base de fibra de carbono que passa por um processo de autoclave, similar ao existente em aeronaves de grande porte. Durante o processo as lâminas pré-impregnadas são consolidadas sob pressão e temperatura elevadas para criar um material uniforme e de alta resistência, aliado ao baixo peso.

Lançados com o nome comercial de “Gabriél” os dois aviões apresentam similaridades de projeto, sendo monomotores, asa baixa, com dois assentos, trem de pouso retrátil e peso máximo de decolagem de 850 quilos. As aeronaves podem atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de até 154 nós (285 Km/h) com teto operacional máximo de 11.500 pés (3.500 metros). Os modelos são aprovados para operação VFR diurno e noturno, mas não podem operar em condições conhecidas de gelo.

Segundo o fabricante, as principais diferenças entre os aviões é que o BK 160TR é uma evolução do BK 160-200, incluindo a suíte de aviônicos Garmin G3X, piloto automático Garmin GFC500 e utilização de baterias de lítio de 24V – 23,4 ampère-hora.  Além disso, a série BK 160TR pode ser empregado como aeronave de instrução primária e avançada.

Blackshape utiliza um processo de autoclave durante a produção da estrutura dos aviões, construída em fibra de carbono
Anac EASA Garmin G3X BK 160TR Garmin G3X Blackshape GFC500 BK 160-200