A maior companhia aérea do mundo vai cancelar quase 50 mil voos programados para alta temporada nos EUA por falta de funcionários
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/02/2023, às 08h35
A American Airlines vai cancelar quase 50 mil voos programados para a próxima temporada de verão no hemisfério norte.
Somente nos meses de junho e julho os cortes irão alcançar quase 40 mil destas viagens, atingindo os principais centros de operação (hubs) da companhia, em especial, os aeroportos internacionais de Chicago (ORD) e de Dallas (DFW).
"Estamos agora publicando nosso cronograma final com aproximadamente 100 dias de antecedência, o que está em linha com a forma como ajustamos nosso cronograma em 2019 antes da pandemia”, segundo a Gerente de Comunicação Sênior da American, Andrea Koos, ao Dallas Business Journal.
Os dados são do provedor de dados aéreos Cirium e seguem a tendência mundial. No início da semana, a Lufthansa anunciou que poderá cortar mais de 30 mil voos programados para a alta temporada. O motivo é semelhante ao da maior companhia aérea do mundo: a escassez de pessoal nos aeroportos, que demitiram centenas de funcionários no auge da pandemia de covid-19 e estão tendo dificuldades para fazerem novas contratações para dar conta do movimento.
Grandes terminais europeus, como os de Amsterdã (AMS) e de Londres (LHR), já impuseram limites diários de fluxo de passageiros no ano passado.