Empresa amplia atuação com aquisição do helicóptero AW09, modelo monomotor da Leonardo, em parceria com a Gualter Helicópteros
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/07/2025, às 07h05
A Amaro Aviation anunciou esta semana a aquisição do helicóptero Agusta AW09, do fabricante Leonardo, tornando-se a cliente-lançadora do modelo no Brasil. A compra marca a entrada da companhia no segmento de asas rotativas e reforça sua estratégia de investir em tecnologia de ponta, segurança operacional e versatilidade de frota.
A operação é resultado de uma parceria com a Gualter Helicópteros e representa um passo estratégico para ampliar a atuação da Amaro na aviação executiva. Segundo João Mellão, COO da Amaro Aviation, a decisão pela compra foi baseada na robustez e nas características técnicas do AW09, além da confiabilidade da marca Agusta. “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez e a confiança na certificação da aeronave no Brasil”, disse.
O AW09 é um helicóptero monomotor de nova geração, desenvolvido originalmente pela suíça Kopter Group, adquirida pela Leonardo Helicopters em 2020. Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo possui cabine espaçosa, piso plano, motor Safran Arriel 2K de 1.000 SHP, velocidade de cruzeiro de 260 km/h e alcance de aproximadamente 800 quilômetros. Sua autonomia é de até cinco horas.
Projetado para múltiplas missões — como transporte VIP, serviços médicos de emergência (EMS), uso utilitário e segurança pública —, o AW09 incorpora soluções modernas, como aviônicos atualizados e estrutura compatível com futuras atualizações para sistema fly-by-wire. O motor é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às exigências ambientais atuais.
O helicóptero encontra-se na fase final de testes com o protótipo PS4. A certificação por reguladores europeus é esperada para ainda este ano, com início das entregas a partir de 2026. A Amaro Aviation acompanhará o processo de certificação e estreia com o objetivo de se antecipar às inovações no setor.