Amaro Aviation será primeiro operador do helicóptero Agusta AW09 no Brasil

Empresa amplia atuação com aquisição do helicóptero AW09, modelo monomotor da Leonardo, em parceria com a Gualter Helicópteros

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/07/2025, às 07h05

Modelo da Leonardo chega ao país com foco em segurança, tecnologia e versatilidade - Divulgação

A Amaro Aviation anunciou esta semana a aquisição do helicóptero Agusta AW09, do fabricante Leonardo, tornando-se a cliente-lançadora do modelo no Brasil. A compra marca a entrada da companhia no segmento de asas rotativas e reforça sua estratégia de investir em tecnologia de ponta, segurança operacional e versatilidade de frota.

A operação é resultado de uma parceria com a Gualter Helicópteros e representa um passo estratégico para ampliar a atuação da Amaro na aviação executiva. Segundo João Mellão, COO da Amaro Aviation, a decisão pela compra foi baseada na robustez e nas características técnicas do AW09, além da confiabilidade da marca Agusta. “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez e a confiança na certificação da aeronave no Brasil”, disse.

O AW09 é um helicóptero monomotor de nova geração, desenvolvido originalmente pela suíça Kopter Group, adquirida pela Leonardo Helicopters em 2020. Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo possui cabine espaçosa, piso plano, motor Safran Arriel 2K de 1.000 SHP, velocidade de cruzeiro de 260 km/h e alcance de aproximadamente 800 quilômetros. Sua autonomia é de até cinco horas.

Projetado para múltiplas missões — como transporte VIP, serviços médicos de emergência (EMS), uso utilitário e segurança pública —, o AW09 incorpora soluções modernas, como aviônicos atualizados e estrutura compatível com futuras atualizações para sistema fly-by-wire. O motor é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às exigências ambientais atuais.

O helicóptero encontra-se na fase final de testes com o protótipo PS4. A certificação por reguladores europeus é esperada para ainda este ano, com início das entregas a partir de 2026. A Amaro Aviation acompanhará o processo de certificação e estreia com o objetivo de se antecipar às inovações no setor.

Amaro Aviation Leonardo Helicopters mobilidade aérea asas rotativas Gualter Helicópteros certificação EASA aviação executiva Brasil aeronaves versáteis helicóptero executivo Agusta AW09

Leia também

Governo de SP oficializa honraria em homenagem ao Comandante Rolim
Amaro Aviation eleva padrão de segurança com certificação IS-BAO