Demonstração do sistema denominado MUM-T conduzido pela Airbus envolve integração entre helicóptero tripulado e drones
Por Micael Rocha Publicado em 11/10/2024, às 08h30
A divisão de asas rotativas da Airbus e seus parceiros realizaram uma demonstração completa de um sistema batizado de MUM-T (Manned-Unmanned Teaming), desenvolvido como parte do projeto europeu Musher. O teste ocorreu entre 30 de setembro e 9 de outubro na França e na Itália, e envolveu helicópteros tripulados e drones conectados a uma única rede integrada.
Segundo os desenvolvedores, a operação objetivou demonstrar as vantagens de combinar helicópteros e sistemas aéreos não tripulados em missões conjuntas, como o aumento da consciência situacional com drones transmitindo vídeo em tempo real.
O experimento incluiu o H130 FlightLab da Airbus e o sistema não tripulado VSR700, além de um helicóptero Leonardo e um veículo opcionalmente pilotado. Empresas como Thales, Indra e Onera também participaram com estações de supervisão, planejamento de missão e estudos sobre a carga de trabalho da tripulação.
As missões simuladas envolveram cenários de operações conjuntas entre diferentes países, demonstrando as características do projeto. Aliás, um dos cenários testados foi uma operação antipirataria, em que um drone identificou atividade suspeita e um helicóptero tripulado assumiu o controle para coordenar a intervenção.
Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, falou sobre os avanços do sistema. "Operar helicópteros e sistemas aéreos não tripulados em conjunto proporciona valiosas capacidades adicionais de missão, como o aumento da consciência situacional, com os drones compartilhando vídeo em tempo real para melhorar a tomada de decisões", disse o executivo.