Airbus financia pesquisa sobre SAF na América Latina

Airbus e ICAO firmam parceria para desenvolver estudos sobre combustíveis sustentáveis (SAF) na Argentina, Panamá e Peru

Por Gabriel Benevides Publicado em 24/02/2025, às 19h36

O SAF pode reduzir até 80% das emissões de CO₂ - Airbus/Divulgação

A Airbus e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) anunciaram um acordo para desenvolver estudos de viabilidade de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) para a Argentina, Panamá e Peru. O anúncio ocorreu durante a 18ª Reunião das Autoridades de Aviação Civil da Região Sul-Americana, em São Paulo.

A Airbus contribuirá para o Fundo Ambiental Voluntário da ICAO para a realização de estudos de viabilidade de SAF. Esses estudos farão parte do Programa de Assistência, Capacitação e Treinamento para SAF (ACT-SAF) da OACI.

Esta é a primeira vez que um estudo de viabilidade do ACT-SAF é financiado por uma participante do setor aeroespacial, o que reafirma o compromisso da Airbus de liderar a descarbonização do setor de aviação. E, para isso, investir em SAF é fundamental para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Atualmente, o SAF pode reduzir as emissões de CO₂ em média até 80% ao longo de seu ciclo de vida. O apoio da Airbus no desenvolvimento de novas tecnologias SAF colabora com companhias aéreas, aeroportos, produtores, institutos de pesquisa e autoridades de aviação civil em todo o mundo para avançar no ecossistema de SAF, abordando o ambiente regulatório e de políticas, bem como os fatores de oferta e demanda.

O anúncio chega em um momento importante para a América Latina, região onde tem se observado progresso no desenvolvimento da estrutura regulatória de SAF em países como Brasil, Colômbia e Chile.

Airbus SAF Sustentabilidade América Latina Combustíveis de aviação sustentáveis

Leia também

Airbus A321XLR com motores PW recebeu certificação na Europa
Airbus entregou 25 aviões em janeiro