O Ecopulse, avião de demonstração da Airbus, foi desenvolvido em conjunto com a Daher e com a Safran
Por Marcel Cardoso Publicado em 05/12/2023, às 08h04 - Atualizado às 08h55
A Airbus realizou na última sexta-feira (29) o primeiro voo do Ecopulse, avião de demonstração de propulsão híbrida distribuída desenvolvida, movido a baterias, em conjunto com a Daher e a Safran.
Ele decolou para seu voo de teste inaugural do aeroporto Tarbes-Lourdes-Pyrénées (LDE), no sudoeste da França. Dois pilotos experimentais da Daher estavam a bordo do demonstrador, uma aeronave turboélice TBM 900 modificada.
Enquanto na decolagem e no pouso utilizavam o motor de propulsão tradicional, o sistema de propulsão híbrido foi acionado em altitude de cruzeiro, onde os pilotos passaram cerca de 20 minutos executando sequências de testes na bateria enquanto ela alimentava o voo.
Um sistema de propulsão híbrido-elétrico combina uma bateria de alta tensão com uma turbomáquina equipada com um gerador elétrico, e o aspecto distribuído significa que há múltiplos “pods” de propulsão espalhados ao longo das asas.
Todos os aspectos dos diferentes sistemas, desde a forma como a aeronave responde à forma como as fontes de energia são utilizadas, foram previamente simulados digitalmente e testados pelos pilotos no solo, segundo a Airbus. Esses dados teóricos serão comparados com os dados reais de testes de voo para ajudar as equipes a refinar melhor o simulador e melhorar o desempenho dos diferentes componentes tecnológicos inovadores.
“Os demonstradores em si não se destinam a entrar em serviço, mas permitem-nos avaliar, amadurecer e validar tecnologias individuais que podem então ser integradas em futuras aeronaves”, disse William Llobregat, líder do projeto EcoPulse.
As baterias já em uso em aeronaves são normalmente de baixa tensão. A utilizada pelo EcoPulse teve que ser projetada sob medida. “O sistema de bateria é capaz de atingir 800 Volts DC e fornecer até 350 quilowatts de energia”, disse Llobregat. A bateria é potente o suficiente para acionar até seis propulsores elétricos.
“Confirmamos hoje que este sistema de propulsão disruptivo funciona em voo, o que abre caminho para uma aviação mais sustentável”, disse Eric Dalbiès, vice-presidente executivo de estratégia e diretor de tecnologia da Safran.
Os até 30 testes de voo do demonstrador irão até meados de 2024.