Companhia aérea da Ásia Central, a Uzbekistan Airways fechou acordo com a Airbus para doze aviões da família A320neo
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/01/2023, às 09h00
A Airbus fechou um acordo com a Uzbekistan Airways, do Uzbequistão, para doze aviões da família A320neo. O pedido firme foi confirmado hoje (20) e prevê oito A320neo e quatro A321neo que se juntarão à frota atual de dezessete aeronaves da família A320.
Segundo a Airbus, a escolha dos motores será feita pela companhia aérea asiática posteriormente. Atualmente a Uzbekistan Airways, uma das principais companhias aéreas da Ásia Central, opera com as duas gerações da família A320.
“O contrato firmado com a Airbus é um novo passo em nossa estratégia de modernização da frota. Ao mesmo tempo, essas novas aeronaves da família A320neo com baixo consumo de combustível nos ajudarão a expandir e fortalecer ainda mais nossa presença na Ásia Central, bem como desenvolver nossa rede doméstica e internacional”, comentou Ilhom Makhkamov, presidente do conselho da Uzbekistan Airways.
A companhia aérea foi fundada em 1992 pelo governo do Uzbequistão, como resultado de uma cisão da divisão local da então soviética Aeroflot. Baseada em Tashkent (TAS), capital do país, possui atualmente uma frota de cerca de 35 aeronaves da Airbus e da Boeing.