Governo espanhol adquiriu 36 unidades do H135 para serem usados pelas forças armadas e policiais locais
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/12/2021, às 14h00 - Atualizado às 14h35
Encomenda permitiu padronizar toda a frota de helicópteros leves usados pelo governo espanhol | Foto: Divulgação.
A Airbus se aproxima do final do ano com mais uma boa notícia. Os Ministérios da Defesa e do Interior da Espanha encomendaram 36 helicópteros H135, que serão usados pelas forças armadas e policias.
O Ministério da Defesa receberá dezoito helicópteros para serem operados pela força aérea e pela marinha, enquanto o Ministério do Interior também receberá as outras dezoito aeronaves que serão operadas pela Polícia Nacional e pela Guarda Civil. Segundo a Airbus, as entregas começarão no próximo ano.
Cerca de 3 milhões devem passar pelos aeroportos da Infraero no fim de ano
O Exército espanhol já conta com uma frota de dezesseis helicópteros EC135, versão anterior do modelo. Com o novo contrato as três forças espanholas vão voar com a família de helicópteros leves da Airbus Helicopters. A Força Aérea se tornará uma nova operadora do H135, enquanto a Marinha será ainda um novo cliente da Airbus Helicopters.
Os novos helicópteros serão utilizados na formação e treinamento de pilotos, conforme consta no Plano Diretor de Obtenção de Helicpteros (PDOH) da DGAM.
Já o Ministério do Interior que opera atualmente com uma frota de 31 helicópteros da família H135 junto à Polícia Nacional, Guarda Civil e de Trânsito, vai ampliar a presença aérea do estado substituindo os veteranos helicópteros BO105 em uma ampla gama de missões.
“A convergência e padronização das frotas de H135 nas Forças Armadas e nas Forças e Órgãos de Segurança do Estado garantirá maior operabilidade e melhor sustentabilidade”, disse o almirante Santiago Ramón González, da DGAM. “A aquisição conjunta, centralizada na DGAM, contribuirá também para aplicar economias de escala e gerar as sinergias necessárias para evitar duplicações e reduzir despesas de aquisição, operação e manutenção. Esta colaboração entre os Ministérios do Interior e da Defesa é um marco importante na racionalização dos programas de helicópteros por parte do Governo espanhol”.
O H135 é um biturbina leve amplamente utilizado em aplicações civis e militares, com aproximadamente 1.350 aeronaves em serviço em todo o mundo, inclusive no Brasil, que voam 300 operadores aéreos. Ao longo de todo o histórico do programa a família H135 já acumulou mais de 6 milhões de horas de voo.