Sistema permitirá empresas aéreas a otimizarem seus recursos e operação da frota
Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 30/09/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h34
A Airbus assinou um acordo de cooperação com a Alibaba Cloud, a espinha dorsal de inteligência de dados do gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba Group, para cooperar no desenvolvimento de um Skywise Data Center na China.
O Skywise é uma plataforma de integração de dados abertos da Airbus, que permite a colaboração digital em toda a cadeia de valor aeroespacial, possibilitando as companhias aéreas otimizarem melhor suas operações internas. A plataforma Alibaba Cloud fornecerá serviços de data center local ao sistema Skywise em uso pelas empresas aéreas chinesas, além de recursos e ferramentas para conformidade de dados.
“Temos o prazer de oferecer a Skywise a nossos clientes na China e de criar valor a partir de dados unificados, beneficiando o setor em geral, além de promover a aplicação de análises avançadas no setor de aviação civil chinês”, disse Marc Fontaine, Airbus Digital Transformation Policial.
Desde o início de 2019, a Airbus começou a fornecer serviços avançados de análise para as companhias aéreas chinesas através da Skywise. Até o momento, a Spring Airlines, a Yunnan Hongtu Airlines e a Zhejiang Loong Airlines se conectaram ao Skywise. Globalmente mais de 90 companhias aéreas estão conectadas ao Skywise, com quase 7.000 aeronaves conectadas.
O anuncio do data center na China ocorre pouco após a divulgação que a Airbus sofreu uma série de grandes ataques a seus sistemas internos feito por hackers chineses. Embora Pequim negue qualquer relação com os casos, especialistas afirmam que grupos de cibercriminosos são financiados pelo Estado chinês, que busca obter dados de projeto e certificação e aeronaves e motores.