Airbus dispara na frente com o A220 e tplaneja entregas para airBaltic

Até o final do ano mais oito A220 serão entregues pela Airbus para a airBaltic

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 25/04/2022, às 14h24

airBaltic é um dos principais clientes do A220 e planeja ter 50 aviões na frota - Divulgação

A airBaltic recebeu mais um Airbus A220, totalizando agora um total de 34 aviões do tipo na frota. A empresa da Letônia foi um dos clientes de lançamento da família A220, na época ainda sob controle da Bombardier e comercializada como CSeries.

Essa é a segunda, de oito entregas planejadas para este ano. A expectativa da airBaltic é ter um total de cinquenta A220 até o final de 2024, se tornado assim uma das principais operadoras globais do menor avião da Airbus. Além disso, ainda conta com uma opção de compra para até 30 novos aviões.

We are excited to welcome the 34th @Airbus A220-300 jet in our fleet, registered as YL-ABH ✈️ This is the second of eight planned Airbus aircraft deliveries in 2022. pic.twitter.com/mcvmxtOUPJ

— airBaltic (@airBaltic) April 24, 2022

“O Airbus A220-300 superou as expectativas, oferecendo melhor desempenho geral, eficiência de combustível e conveniência para passageiros e funcionários”, destacou a airBaltic em comunicado.

Ainda que tenha obtido bons resultados com a operação do avião, a airBaltic passou a sentir o peso da crise da guerra na Ucrânia, quando parte dos voos tiveram de ser cancelados, incluindo a totalidade das operações para a Rússia e Ucrânia.

A empresa espera arrendar temporariamente alguns A220 para a SAS (Scandinavian Airline Systems), a companhia aérea de bandeira da Dinamarca, Suécia e Noruega, assim como para a Eurowings.

Mesmo com uma forçada redução da malha a airBaltic planeja manter as entregas planejadas, vislumbrando uma melhora no transporte aéreo na Europa já a partir do próximo mês.

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus Rússia Ucrânia A220 Bombardier CSeries airBaltic

Leia também

O Embraer E-Jet E2 e o Airbus A220 frente a frente
Airbus concluiu a produção do centésimo A220