Airbus cancela mais um pedido da Qatar Airways

Em meio a uma batalha judicial, um quarto pedido do A350 foi cancelado pela Airbus

Marcel Cardoso Publicado em 06/07/2022, às 06h25

Embate envolvendo a pintura das aeronaves já dura mais de um ano - Divulgação

Sem muito alarde, a Airbus cancelou, pela quarta vez, um pedido de um Airbus A350-900XWB da Qatar Airways, em meio a uma batalha judicial envolvendo supostos problemas de qualidade na pintura das aeronaves.

Cerca de vinte unidades estão inoperantes há pouco mais de um ano e a companhia aérea está recusando novas entregas até que o imbróglio, atualmente em um tribunal do Reino Unido, seja resolvido. Ela pede US$ 1 bilhão (R$ 5,39 bilhões) ao fabricante pelos danos causados.

Em maio, a Qatar Airways sofreu uma derrota na Justiça, na tentativa de interromper o cronograma de entregas do A350 e pausar os pagamentos devidos. A Airbus argumenta que, ao recusar as entregas, houve quebra de contrato por parte da companhia, deixando a fabricante de aviões livre para deliberar pelo cancelamento das entregas. 

Outras companhias aéreas também detectaram os problemas na pintura dos aviões, mas elas não os retiraram de operação. Em junho, a Agência Europeia da Segurança da Aviação (Easa) reafirmou que o A350 é seguro, após a conclusão de uma inspeção.

Segundo a agência Reuters, um quinto avião estaria previsto para ser entregue ainda este mês e um sexto, ainda este ano. Se o embate persistir, o que a Airbus não quer, esses pedidos também serão cancelados. 

As partes deverão se reunir no tribunal do Reino Unido nesta quinta-feira (7) para discutirem o assunto. Se não houver algum tipo de acordo, um julgamento deverá ser marcado para 2023.

aeronave notícias de aviação avião aviação Airbus Qatar Airways A350

Leia também

Companhias aéreas da China vão comprar quase 300 aviões
Qatar Airways é o novo patrocinador master do Paris Saint-Germain