Mais de 6.000 aeronaves foram submetidas às modificações preventivas, restando menos de cem unidades para a finalização do processo
Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2025, às 09h10
A Airbus informou hoje (1), que a maior parte dos cerca de 6.000 aviões da família A320 afetados pelo alerta global de segurança emitido em 28 de novembro já passou pelas modificações preventivas recomendadas.
Menos de cem aeronaves ainda aguardam atualização, em um processo que avança em ritmo acelerado e em coordenação direta com as companhias aéreas para garantir o retorno seguro e pleno das operações
A Airbus destaca que as intervenções avançaram de forma acelerada desde a publicação do Alert Operators Transmission (AOT), que determinou a aplicação imediata de modificações técnicas e reconhece os impactos operacionais gerados pelo processo, reforçando que as ações priorizam a segurança operacional.
Companhia aérea mais afetada pelo alerta na América Latina, a avianca informou no último fim de semana que 51% da frota de seus A320 já opera com o software atualizado e que as equipes técnicas atuam de forma contínua para concluir o processo nos próximos dias.
A avianca segue com medidas extraordinárias para mitigar os efeitos da indisponibilidade temporária de parte dos aviões. Passageiros com voos programados para o último fim de semana receberam alternativas de reacomodação, tanto em voos próprios quanto por meio de empresas parceiras ou optaram por remarcar a viagem sem multas ou diferenças tarifárias ou solicitar reembolso.
As vendas de passagens para voos com datas até a próxima segunda-feira (8), continuam suspensas, como medida para reduzir novos impactos e permitir a completa reorganização da malha aérea.
No Brasil, a Azul Linhas Aéreas e a Latam Airlines, clientes da família A320, não foram afetadas pelo alerta da Airbus.