Airbus A400M ganha capacidade para o combate a incêndios

Kit pode ser instalado em até 3 horas e possibilita aeronave multimissão carregar 20 toneladas para o lançamento de insumos

Por Gabriel Benevides Publicado em 20/12/2024, às 16h10

A Airbus busca novos clientes ao ampliar funcionalidade do avião multimissão pode atrair novos clientes - AIrbus/Divugação

O A400m da Airbus concluiu a campanha de testes com um kit removível para transformar a aeronave em plataforma de combate a incêndios.

Os testes ocorreram em El Cubillo de Uceda, na Espanha, com nove lançamentos realizados com o tanque operando em sua total capacidade, criando linhas altamente concentradas com mais de 430 metros de comprimento. O objetivo foi aprimorar o desempenho do kit e validar sua eficiência para operações indiretas de combate a incêndio.

Com o novo kit instalado na rampa da aeronave, o A400M passa a contar com dois tanques para o carregamento de até 20 toneladas, podendo ser carregado de água ou insumos de retardamento de fogo.  

Segundo a Airbus, a instalação do kit no turboélice pode ser finalizada em até 3 horas, tornando a aeronave totalmente capaz para missões de combate a incêndios. A Airbus espera conquistar novos clientes para o A400M após o anúncio do kit.

O A400M pode transportar cargas pesadas e variadas em pistas de pouso curtas e despreparadas. Na operação em baixas altitudes, o turboélice militar pode lançar até 116 paraquedistas ou 25 toneladas de carga.

 

Airbus Militar Espanha turboélice a400m Aeronaves Airbus A400M combate a incêndio

Leia também

Air Canada encomenda mais cinco Airbus A220
Airbus A400M realizou o seu voo de maior duração