Principal produto da Airbus no segmento de dois corredores, A350 atinge a marca de 1.000 unidades vendidas
Por Wesley Lichmann Publicado em 10/07/2023, às 12h43
A Airbus finalizou o primeiro trimestre de 2023 com pedidos firmes para 902 aviões. As vendas foram impulsionadas pelo acordos firmados durante a 54º edição do Paris Air Show, incluindo a maior encomenda da história feita pela compahia aérea indiana Indigo.
Além dos ótimos números gerais, a Airbus tem motivos para celebrar a marca atingida pelo A350, que registrou o milésimo pedido após acordos firmados também no evento aeroespacial na capital francesa.
Em junho, foram formalizadas 59 encomendas, incluindo seis A350-900 para a Air India, 34 A350-1000 para a Air India, nove A350-1000 para a Phillippine Airlines e dez A350-900 para um cliente não especificado.
No acumulado dos seis primeiros meses de 2023, foram encomendados 101 A350, enquanto 21 aeronaves do modelo foram entregues.
Ao todo, 1.026 unidades do A350 foram vendidas desde a primeira encomenda firmada em 2007, sendo que 542 aviões estão em operação.
A maioria dos pedidos se concentra na versão -900, com 763 aeronaves comercializadas, seguida pela variante -1000, com 224 unidades vendidas, além de 39 pedidos firmados para o recém lançado A350F, dedicado ao transporte de cargas.
Entre as maiores operadoras do avião de dois corredores está a Singapore Airlines, com 62 A350, seguida pela Qatar Airways e Cathay Pacific, que possuem 56 e 42 aviões do modelo, respectivamente.
Anunciado durante o Farnborough Air Show, na Inglaterra, em 2006, o primeiro voo do A350 ocorreu sete anos depois, com a primeira entrega sendo realizada em dezembro de 2014 para a Qatar Airways.
Reforçando a posição do A350, a Airbus anunciou um conjunto de melhorias estruturais tanto no desempenho como no conforto.
Com a redução do peso estrutural, o A350-900 agora mais leve, pode em média, se beneficiar de 3,5 toneladas adicionais de peso de decolagem disponível, enquanto o A350-1000 pode transportar até 2,5 toneladas a mais.
O peso máximo de decolagem (MTOW) com as mudanças no A350-900 ficou estabelecido em 283 toneladas, enquanto a versão -1000 tem peso de 319 toneladas
Além da perfomance, a cabine de passageiros oferece novos recursos que ampliam o conforto a bordo, além de mais espaço na frente e na traseira da aeronave que possibilita a instalação de galleys maiores e um novo compartimento de descanso da tripulação de voo na parte superior da fuselagem. Outra novidade padrão inclui a opção para a terceira geração mais recente de janelas eletro-reguláveis.
Já o A350F poderá transportar 111 toneladas de carga paga, ao invés da projeção anterior de 109 toneladas, melhorando assim a geração de receita para as companhias aérea e a eficiência geral do programa. A entrada comercial da versão dedicada ao transporte de cargas está programada para 2026.