Os dois Airbus A330neo da Air Belgium deixarão de voar pela companhia aérea, depois de problemas com um dos motores
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/01/2024, às 07h30
A Air Belgium irá aposentar seus dois Airbus A330neo, por conta de problemas no motor de uma de suas aeronaves, impulsionados por uma crise financeira que levou a companhia aérea a entrar em recuperação judicial.
Os problemas começaram em meados de agosto, quando o avião de matrícula OO-ABF, que estava em operação desde novembro de 2021, teve uma falha hidráulica em um voo de Bruxelas (BRU) para Joanesburgo (JNB), motivando o seu retorno para a capital belga.
Em solo, foram encontrados pedaços de metal no motor, fazendo com que a aeronave deixasse de operar desde então. A outra unidade (OO-ABG) foi alugada à LOT Polish Airlines e está transportando passageiros normalmente. As negociações infrutíferas com a Airbus também motivaram a desistência do modelo.
A Rolls-Royce, fabricante dos motores dos A330neo (Trent 7000), negou que o problema tenha sido causado pelos equipamentos e defendeu que eles tiveram um bom desempenho e forneceram níveis de confiabilidade e disponibilidade líderes do setor durante o tempo em que foram operados pela companhia aérea.