Airbus A321neo perdeu janelas em voo, após danos de filmagem

Luzes usadas em filmagem causaram danos na estrutura da janela de um Airbus A321neo da Titan Airways

Por Wesley Lichmann Publicado em 03/11/2023, às 13h30

A321neo estava realizando voo de posicionamento para Orlando, nos Estados Unidos - Divulgação/Four Seasons

As janelas da cabine de um Airbus A321neo da Titan Airways foram danificadas por luzes de alta potência usadas durante uma filmagem, disse hoje (3), a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla inglês).

Os danos no A321neo matrícula G-OATW, foram identificados no dia 4 de outubro durante um voo fretado por uma operadora turística entre o aeroporto de Stansted, em Londres, e Orlando, nos Estados Unidos, com vinte pessoas a bordo, sendo onze tripulantes e nove passageiros.

Enquanto subia para o nível de cruzeiro, ocupantes da aeronave que estavam sentados na parte dianteira, sentiram que o nível de ruído interno e a temperatura da cabine estavam fora dos padrões normais. 

Após cruzar o nível de voo FL100, e com o aviso de atar os cintos apagados, um funcionário responsável pelo gerenciamento de carga notou que a vedação de uma janela na parte traseira estava balançando, e que a vidraça parecia deslocada.

A avaria foi comunicada aos pilotos do A321neo, que estava operando seus sistemas sem qualquer indicação anormal.

Depois de uma inspeção da equipe técnica, incluindo um dos três pilotos e um engenheiro, o jato retornou ao aeroporto de Stansted, 36 minutos depois de sua decolagem. Nenhum dos ocupantes ficou ferido.

Em um relatório preliminar, a AAIB diz que no dia anterior o G-OATW foi objeto de uma filmagem, onde holofotes de alta potência foram utilizados por cerca de 5h30 do lado direito e de aproximadamente 4h no lado esquerdo.

De acordo com o boletim, as luzes estavam provavelmente posicionadas a uma distância inferior a dez metros, entre seis a nove metros. Investigadores encontraram revestimentos derretidos e deformados na estrutura de vedação da interface das àreas adjacentes de duas janelas.

Exames no revestimento da cabine revelaram danos térmicos na janela em torno da saída de emergência sobre a asa direita, mas menores do que as registradas no lado esquerdo.

"As janelas parecem ter sofrido danos térmicos e distorções devido à elevação de temperatura enquanto iluminadas por aproximadamente quatro a cinco horas e meia durante a atividade de filmagem no dia anterior ao voo", disse a AAIB.

Também foram indentificados perfurações no estabilizador horizontal, com pedaços de acrílico no seu interior. Em solo, uma vidraça quebrada foi encontrada em uma das taxiways durante inspeção no aeroporto de Stansted.

"Um nível diferente de dano pelos mesmos meios poderia ter resultado em consequências mais graves, especialmente se a integridade da janela fosse perdida em níveis mais elevados", diz a agência britânica.

As investigações em conjunto com a fabricante, o operador e demais órgãos de segurança e prevenção aérea continuam para evitar uma ocorrência semelhante.

 

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