Empresas devem incluir novas frequências para São Paulo e Rio de Janeiro, além de retomar operação em Fortaleza
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 15/07/2020, às 17h30 - Atualizado às 18h00
Até o final de outubro grupo Air France-KLM terá 59% dos voos que operavam para o Brasil antes da pandemia
Faça parte do grupo de AERO Magazine no Telegram clicando aqui
A Air France e a KLM anunciaram que seguirão expandindo gradualmente suas operações para o Brasil durante os meses de setembro e outubro, quando terão um total de 26 voos semanais. O total de voos representa 59% da operação do grupo antes da crise gerada pela covid-19.
Atualmente as duas companhias possuem 19 voos semanais para o Brasil, mas devem evoluir para adicionar novas frequências nos próximos meses. Entre os dias 7 de setembro e 25 de outubro, a KLM seguirá com operação diária em São Paulo e quatro vezes por semana ao Rio de Janeiro. A Air France terá cinco voos por semana para São Paulo e quatro vezes por semana para o Rio de Janeiro, encerrando o mês de outubro com mais um voo diário para ambas as cidades.
"No início da crise reduzimos significativamente a nossa oferta, e dada a importância do Brasil para o grupo, nunca paramos de voar”, explicou Jean-Marc Pouchol, diretor geral Air France-KLM para a América do Sul. “Evoluímos a nossa presença ao longo dos meses, com cautela e foco na segurança e saúde, para termos hoje um planejamento de operação forte e constante para a Europa para o futuro".
A aérea francesa planeja ainda adicionar o primeiro voo ligando Paris a Fortaleza no dia 10 de outubro, e então seguirá com uma operação com três ligações semanais, às quartas, sextas e domingos. Porém, a KLM ainda estuda a retomada de voos fora do eixo São Paulo – Rio.
O transporte de cargas essenciais também tem sido de suma importância ao grupo Air France-KLM, especialmente quanto a movimentação de insumos farmacêuticos, equipamentos médicos, matéria-prima para produção de medicamentos, frutas, suprimentos e embalagens. Desde o início da pandemia a KLM Cargo opera cinco vezes por semana entre Amsterdã e Campinas.