Agência Espacial Mexicana e Airbus buscam extração de recursos lunares

Parceria ajudará na criação de tecnologias para melhor utilização de recursos na Lua

Marcel Cardoso Publicado em 08/10/2021, às 15h10 - Atualizado às 15h31

Sistema permite o projeto de um regolito  para instalação de conversão de oxigênio e metais - Foto: Divulgação

A Airbus assinou um memorando de entendimento com a Agência Espacial Mexicana (AEM) e a startup Dereum Labs para colaboração mútua nas tecnologias necessárias para a extração de recursos lunares.

A parceria poderá permitir a criação de um novo projeto de utilização de recursos in situ no México (Isru) para extração lunar e ajudará a desenvolver o ecossistema industrial necessário para essa tecnologia no país.

O conceito de demonstração terrestre está planejado como parte deste novo programa, onde será desenvolvido um processo de ponta a ponta, desde a identificação e captura de regolitos até a extração de recursos. Universidades especializadas também serão convidadas a contribuir com o projeto. 

Sob a liderança da agência espacial mexicana, as tecnologias adotadas pela Dereum Labs são consideradas chave para os sistemas Isru para o uso de recursos lunares locais, como regolito, para extrair oxigênio e metal, ou para minerar água. Estes serão cruciais para sustentar a vida na Lua e fornecer os recursos necessários para uma exploração posterior. Caso o projeto mostre a viabilidade prática dessas tecnologias haverá a vantagem de não necessário enviar recursos da Terra. Isso reduz não apenas os custos, mas também os riscos de uma exploração permanente da Lua. 

A startup está desenvolvendo rovers (veículos) modulares de baixo custo para demonstrar a mobilidade e comunicabilidade de veículos robóticos na Lua para coleta de dados e mapeamento de recursos. A Airbus se concentrará no desenvolvimento de uma tecnologia para levar os veículos e cargas para a superfície lunar. 

Airbus Lua Tecnologia noticias noticias de aviação México Recursos Agência Exploração