Infraero assiste retomada da demanda, mas seus últimos grandes aeroportos devem ser leiloados nos próximos meses
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/01/2022, às 16h30 - Atualizado às 16h58
Aeroporto de Congonhas deverá ser concessionado em meados de abril | Foto: Edmundo Ubiratan/AERO Magazine
Os aeroportos da Infraero receberam um total de 37,8 milhões de passageiros ao longo de 2021, um dos menores índices de toda a história da estatal. Entre os motivos estão a queda na demanda, por conta da crise de saúde, assim como a drástica redução da estrutura aeroportuária gerenciada pela Infraero.
Ainda assim, o total representa alta de 38% em relação ao movimento de 2020, quando 27,8 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos ainda sob gestão da empresa.
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O total de operações também cresceu, passando de 633.896 pousos e decolagens em 2020, para 799.056 ao longo de 2021, com alta de 26% no período.
A concessão para iniciativa privada dos principais aeroportos da rede Infraero representou uma forte redução na demanda e oferta. Como comparação, entre novembro e dezembro de 2011, o movimento nos aeroportos estatais recebeu um adicional de 22,8 milhões de passageiros. Ou seja, em dois meses houve mais da metade do total de viajantes registrados em 2021, demonstrando o distanciamento da oferta da Infraero em uma década.
A previsão do Governo Federal é completar a concessão dos últimos grandes aeroportos da Infraero até meados de abril, quando devem ser leiloados o Santos Dumont e Congonhas, os mais importantes ainda sob controle estatal.