Decisão foi anunciada após o anúncio da Changi Airports em deixar a concessão do aeroporto internacional do Rio
Marcel Cardoso Publicado em 11/02/2022, às 06h20
Após a desistência da Changi Airports em continuar administrando o maior aeroporto do Rio de Janeiro, o Ministério da Infraestrutura decidiu leiloar o Galeão (GIG) e o Santos Dumont (SDU), de forma conjunta, no segundo semestre de 2023.
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, na noite de quinta-feira (10). “Como estamos criando uma oitava rodada, teremos agora um mesmo operador para Galeão e Santos Dumont. Isso resolve uma série de questões e tira da frente uma série de preocupações que estavam sendo manifestadas pelo setor produtivo do Rio”, segundo o Ministro, Tarcísio Gomes de Freitas.
O edital está previsto para ser lançado no próximo ano, mas há risco dele sequer sair do papel, dependendo de quem assumirá o governo federal nos primeiros dias de 2023. O GIG é o terceiro aeroporto cuja concessão passará por novo leilão. Os terminais internacionais de Natal (NAT) e de Viracopos (VCP), em Campinas, devem passar pelo certame ainda em 2022.
Segundo uma nota divulgada pela concessionária RIOgaleão, na qual foi anunciada a devolução do negócio à União, a crise econômica, já a partir do primeiro ano de administração, somada aos efeitos da pandemia de covid-19, contribuíram para a decisão.