Aeroporto Al Bateen foi reformado e amplia capacidade para a aviação executiva na região central de Abu Dhabi
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 08/08/2022, às 16h00
O aeroporto executivo de Abu Dhabi Al Bateen (OMAD), nos Emirados Árabes Unidos, concluiu o projeto de atualização de suas capacidades operacionais. O aeroporto recebeu melhorias nas pistas de taxi e na pista de rolagem, que se tornaram mais largas visando receber aviões executivos de fuselagem larga.
Atualmente o aeroporto passou para o chamado Code D, que permite operação com aviões do porte do Boeing 767. A pista 13/31 tem 3.000 metros de comprimento e conta com ILS Cat I.
Além disso, os trabalhos incluíram melhorias substanciais na capacidade do aeroporto, com recapeamento da pista principal, novo sistema de iluminação, sinalização mais eficiente e até serviços de paisagismo foram contemplados.
“Foi um grande projeto envolvendo diferentes elementos do aeroporto”, resumiu Matar Al Suwaidi, vice-presidente sênior de operações do terminal nos aeroportos de Abu Dhabi.
As obras começaram no dia 11 de maio, quando o aeroporto foi fechado para operações com aviões, permanecendo funcionando apenas com helicópteros. O objetivo era realizar uma grande reforma no menor espaço de tempo possível.
O aeroporto espera agora atender as novas demandas por jatos de grande porte, que se tornam cada vez mais comuns nos Emirados Árabes, em especial por sua localização geográfica, que embora se beneficie de estar quase no centro do mapa, se torna igualmente distante das grandes cidades do mundo.
O aeroporto Al Bateen foi inaugurado no final da década de 1960, quando Abu Dhabi ainda era um pequeno emirado. Com a exploração em larga escala de petróleo e os investimentos nos setores de serviços e turismo, a demanda por viagens cresceu exigindo ainda nos anos 1980 a construção de um aeroporto internacional dedicado a aviação comercial. O crescimento do país no início da dos anos 2000, tornou o aeroporto de Al Bateen um centro de aviação executiva, mas a evolução dos aviões tornou o terminal limitado nos últimos anos. A modernização deverá dar um novo folego ao Al Bateen, em especial em um momento de retomada da economia em todo o mundo. “Tudo o que você pode ver e tocar está sendo aprimorado”, concluiu Al Suwaidi.